UC’s Municipais

23 de janeiro de 2013 - 13:44

As Unidades de Conservação municipais são criadas e administradas pelo Poder Público Municipal, de forma a atender a peculiaridades regionais ou locais.

Geralmente apresentam áreas de abrangência menores que as UC federais ou estaduais, porém são igualmente importantes, pois a implantação de UC em um município pode propiciar a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento local e a manutenção dos bens e serviços do ecossistema.

As UC Municipais apresentam como objetivos básicos a preservação de ecossistemas naturais, a realização de pesquisas científicas, de atividades de educação ambiental, de recreação e o contato com a natureza – através da realização de atividades ambientalmente sustentáveis e do turismo ecológico. Além disso, representam uma oportunidade para garantir a sobrevivência de espécies raras, restritas ao local, ou que possam se encontrar ameaçadas de extinção.

No estado do Ceará, há 13 unidades municipais protegidas por lei, sendo que 8 pertencem à categoria APA (Área de Proteção Ambiental), do grupo de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, e 5 representam áreas ambientais que não pertencem às categorias previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Segue a listagem das UC Municipais localizadas no estado do Ceará:

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MUNICIPAIS NOESTADO DO CEARÁ
GRUPO NOME DA UC ÁREA (HA) MUNICÍPIO(S)
UC DE USO SUSTENTÁVEL APA DA LAGOA DA BASTIANA Informação indisponível Perímetro Urbano do Município de Iguatu
APA DA PRAIA DE MACEIÓ 1.374,1 Litoral Oeste do Município de Camocim
APA DA PRAIA DE PONTA GROSSA 558,67 Litoral Nordeste Do Município de Icapuí
APA DE BALBINO 250,0 Litoral Leste do Município de Cascavel
APA DE CANOA QUEBRADA 4000,0 Nordeste do Município de Aracati
APA DE MARANGUAPE 5521,52 Maranguape
APA DE TATAJUBA 3.775 Camocim
APA DO MANGUEZAL DA BARRA GRANDE 1.260,31 Icapuí
CATEGORIAS DE UC NÃO PREVISTAS NO SNUC JARDIM BOTÂNICO DE SÃO GONÇALO 19,80 São Gonçalo do Amarante
PARQUE ECOLÓGICO DA LAGOA DA FAZENDA 19,00 Sobral
PARQUE ECOLÓGICO DA LAGOA DA MARAPONGA 31,00 Fortaleza
PARQUE ECOLÓGICO DAS TIMBAÚBAS 634,50 Juazeiro do Norte
PARQUE ECOLÓGICO DE ACARAÚ Informação indisponível Acaraú

Fonte:
PROGRAMA PARQUE VIVO – Centro de Estudos Ambientais Costeiro CEAC/LABOMAR

Para obter mais informações sobre Unidades de Conservação, consulte também o site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).