Programa Praia Limpa

16 de janeiro de 2013 - 13:47

O Programa Praia limpa, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, é realizado ao longo dos 572km do litoral cearense, onde os técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social abordam os frequentadores das praias, orientando para a destinação correta dos resíduos, principalmente restos de comidas e produtos consumidos nas barracas.

O objetivo do Programa Praia Limpa é desenvolver uma consciência ecológica nos diversos seguimentos sociais que trabalham ou frequentam o nosso litoral, melhorando as condições de limpeza das praias, tendo em vista que são espaços coletivos de lazer e de grande beleza cênica.

A Sema, por meio da Educação Ambiental, entende que a participação dos cidadãos na preservação do seu próprio espaço de lazer é muito importante, objetivando assim difundir ideias e conceitos sobre o meio ambiente e qualidade de vida.

A operação visa contribuir para reduzir o impacto ambiental decorrente do lixo abandonado nas praias, principalmente nos finais de semana e feriados, fazendo assim um trabalho de sensibilização, no qual se busca demonstrar na prática uma consciência ecológica e uma postura pró-ativa aos banhistas, frequentadores e pessoas que se utilizam do nosso litoral como fonte de renda e lazer.

Veja algumas das ações realizadas pela SEMA:

• Sensibilização quanto a necessidade de disposição adequada dos resíduos sólidos envolvendo barraqueiros, frequentadores, associações, instituições, públicas e privadas;

• Divulgação através dos meios de comunicação, principalmente rádio e jornal;

• Mobilização através do carro de som, faixas e campanha porta a porta;

• Peça teatral;

• Distribuição de material informativo educativo;

• Blitz educativas com frequentadores da praia.

Programa Praia Limpa