FDID: Projeto de Proteção e Conservação da Gruta Casa de Pedra
A gruta Casa de Pedra, como ficou conhecida, está entre as preciosidades do meio ambiente cearense, envolta em grande curiosidade e cercada pela flora e fauna típicas da caatinga cearense. A gruta está situada nas delimitações da Reserva Legal (RL) do Projeto de Assentamento Umarizeira, criado e coordenado pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), apresentando sinuosas galerias, salões, claraboias e labirintos, a comunidade científica atribui à área a reputação de joia rara de grande valor histórico, espeleológico e arqueológico.
O Monumento Natural da Gruta Casa de Pedra foi criado pelo Decreto nº 33.766, de 2021. A unidade de conservação reúne beleza e biodiversidade numa área de 65,51 hectares, importante tanto para o desenvolvimento econômico regional quanto para a pesquisa acadêmica e científica. Para além de suas riquezas naturais de valores imensuráveis, o território abriga famílias associadas ao Projeto de Assentamento Umarizeira, mantido pelo INCRA, razão pela qual é ressaltada a necessidade de conservação dos espaços constituintes do território.
Tendo em visão a sua relevância ecológica, social e cultural, a fim de valorizar o patrimônio espeleológico do estado do Ceará, a área da gruta da Casa de Pedra foi contemplada pelo Projeto “Proteção e Conservação da Gruta Casa de Pedra”, aprovado pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), que tem como ponto focal de suas ações a promoção, proteção e conservação do território concernente à área, a fim de minimizar os efeitos negativos decorrentes da interferência antrópica na região.
O projeto “Proteção e Conservação da Gruta Casa de Pedra” tem como objetivo precípuo a viabilização de atividades relacionadas com os objetivos do projeto voltados para a proteção e conservação do território. Dentre as ações previstas no projeto estão:
– a realização de cursos de Agentes Multiplicadores em Educação Ambientais nos municípios de Madalena e Itatira;
– a publicação de materiais informativos (folder e livro);
– O desenvolvimento do processo de criação de Unidade de Conservação (diagnóstico técnico socioambiental, audiências públicas, análise técnica e publicação de documento oficial reconhecendo a importância da conservação da área).
Resultados obtidos:
– Formação de 66 agentes multiplicadores em educação ambiental em dois cursos ocorrido em Madalena, no período de 10 a 14 de julho de 2017 e em Itatira, nos dias 23 a 27 julho de 2017 para a comunidade local;
– Elaboração de 1000 folders sobre o projeto e seus objetivos, conceituando gruta, sobre a importância desse patrimônio natural além de orientações sobre as atividades permitidas e não permitidas;
– Edição de 100 exemplares do livro Gruta Casa de Pedra: uma joia rara no Sertão cearense Parte I – Monumento Natural da Gruta Casa de Pedra e, Parte II – Por amor a gruta; https://www.sema.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/36/2019/12/casa-pedra-revisada-final-22052019-final.pdf
– Elaboração dos estudos técnicos sobre os meios físico, biótico e socioeconômico, análise dos aspectos fundiários e proposta de zoneamento ambiental para a área de estudo proposta para a criação de UC.
Para saber mais:
– SEMA apresenta resultados do Projeto Gruta Casa da Pedra
– Os mitos e o valor histórico da gruta Casa de Pedra
– Estudando e Conservando a Gruta Casa de Pedra
Contato:
Email: cedib@sema.ce.gov.br
Telefone: (85) 3108-2773.