Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental

O maior desafio da educação ambiental é fazer as pessoas despertarem e refletirem sobre a sua visão de mundo e seus hábitos, sensibilizando-as e motivando-as a uma mudança voltada para o cuidado com a vida no planeta.

A proposta do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental da SEMA é de uma capacitação participativa e dialogada, com atividades e metodologias interativas, vivenciais e lúdicas, que levem em consideração as experiências de vida dos participantes e a sua realidade local. As metodologias e materiais utilizados durante este curso servirão de inspiração para os projetos que os multiplicadores realizarão.

OBJETIVO GERAL
Capacitar agentes multiplicadores quanto à proteção ambiental, tornando-os capazes de disseminar a educação ambiental nas suas áreas de atuação e influência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Promover o desenvolvimento do trabalho em equipe, visando à execução de projetos e ações socioambientais;
– Resgatar os laços afetivos com a região, valorizando a cultura, a história e as tradições locais;
– Promover o desenvolvimento de uma consciência crítica permanente;
– Incentivar a participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente;
– Difundir a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;

CARGA HORÁRIA
60 horas (30h presenciais e 30h semipresenciais).

PÚBLICO
Professores, estudantes, técnicos municipais, ONGs, Sindicatos, Associações, COMDEMAS, etc.

METODOLOGIA
Presencial: Exposição dialogada, discussão livre, uso de material didático específico (apostila), recursos audiovisuais, trabalhos e dinâmicas em grupo, disponibilização de materiais de apoio, aula de campo e elaboração de planos de ação.
Semipresencial: Execução do Plano de Ação pela(s) equipe(s). Após prazo acordado, a SEMA retorna ao município para avaliação dos resultados dos planos de ação e certificação dos cursistas.
Obs.: A certificação está atrelada a 80% de participação e execução dos planos de ação.

CONTEÚDOS ABORDADOS*
Meio Ambiente, Educação Ambiental, Gestão Ambiental na Legislação Brasileira, Noções Básicas de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Noções de Justiça Ambiental, Saneamento Ambiental, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Biodiversidade e os Biomas do Ceará, Código Florestal, Agroecologia, Unidades de Conservação, Sustentabilidade no dia a dia, Como Elaborar um Projeto de Educação Ambiental, Metodologias e Dinâmicas Participativas em Educação Ambiental.
* Os conteúdos a serem trabalhados variam de acordo com a realidade da região.

BAIXE A APOSTILA DO CURSO

CURSO MULTIPLICADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL