Curso de Formação de Educadores Ambientais

A escola se constitui local ideal para delineação da sustentabilidade, da mudança de paradigmas e de novas concepções de mundo, haja visto as degradações ambientais que estamos enfrentando de forma evidente e desenfreada. Faz-se cada vez mais necessário que o processo pedagógico compreenda a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental, não de forma restrita a ações pontuais, mas, principalmente, reduzindo a distância entre o pensar e o fazer.
Reconhecendo a importância da escola como principal difusora do conhecimento, a SEMA, através do Curso de Formação de Educadores Ambientais, visa capacitar os atores sociais da área da educação para a implantação da gestão ambiental na escola.

 

OBJETIVO GERAL
Fomentar a gestão ambiental no ambiente escolar.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Capacitar professores e demais profissionais da área de educação para discutir e implementar a temática socioambiental no contexto escolar;
– Trabalhar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da educação ambiental;
– Estimular o protagonismo da comunidade escolar com a elaboração de Projetos Socioambientais para a escola e seu entorno.

 

CARGA HORÁRIA
120 horas – Presencial (40h) e Semipresencial (80h).

 

PÚBLICO
Profissionais da educação, pedagogos, gestores escolares, professores, alunos, membros das COM-VIDAS, secretários escolares, auxiliares de merenda, serviços gerais, porteiros e zeladores.

 

METODOLOGIA
Exposição dialogada, discussão livre, uso de material didático específico (apostilas), recursos audiovisuais, trabalhos e dinâmicas em grupo, disponibilização de materiais de apoio e elaboração de planos de ação.
Este curso é ministrado em dois momentos:
Na primeira etapa são ministrados os módulos I, II, IV (Presencial), em três dias, com carga horária complementada com a elaboração e execução dos planos de ação direcionados ao ambiente escolar e/ou comunidades (Semipresencial).
Na segunda etapa, realizada em dois dias, são ministrados os módulos III e V e a socialização dos resultados dos planos de ação.
Obs.: A certificação está atrelada a 80% de participação e execução dos planos de ação.

 

CONTEÚDOS ABORDADOS
Módulo I – Educação Ambiental;
Módulo II – Sociedade, Ética, Natureza, Cultura e Cidadania;
Módulo III – Saneamento Ambiental e Infraestrutura;
Módulo IV – Legislação e Gestão Ambiental;
Módulo V – Mudanças Climáticas e Ambientais.

 

BAIXE AS APOSTILAS DO CURSO

CURSO FORMADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

            

 

SOLICITAÇÃO DO CURSO E MAIS INFORMAÇÕES
Milton Alves de Oliveira
E-mail: milton.alves@sema.ce.gov.br
Telefones: (85) 3101- 1247