Mata Branca e Conta Verde na pauta da CIEA

21 de agosto de 2014 - 14:29

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental-CIEA-realizou sua 120ª reunião, na manhã de hoje, no auditório do Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente-Conpam. Além de discutir a organização do terceiro Encontro Cearense de Educação Ambiental, proposto para acontecer em 21 de novembro próximo, ocorreram duas apresentações. O chefe do departamento de Sustentabilidade da Coelce, Sérgio Araújo, falou sobre o projeto Conta Verde, lançado recentemente, que consiste em separar os resíduos recicláveis e trocar por bônus, como já é feito no projeto Ecoelce. O que se agrega é o fato de na hora da troca ser gerado um boleto mensurando a quantidade de Gás Carbônico-CO2 que deixou de ser emitida na atmosfera pela reciclagem do material.

Com essas informações, a Coelce pode comparar as emissões evitadas pela reciclagem com as emissões geradas pelo consumo de energia do cliente, identificando aqueles clientes Conta Verde Coelce, ou seja, aqueles que conseguiram compensar suas emissões através da reciclagem de seus resíduos. Inicialmente, o projeto atenderá aos grandes clientes industriais e comerciais.

A segunda apresentação foi do Assessora de Projetos especiais do Conpam, Tereza Farias, sobre a cartilha Amigos do Mata Branca: Educação Ambiental Contextualizada. Seis mil alunos de 110 escolas da região dos Inhamuns foram atendidos. Só assim, o projeto venceu as dificuldades das pessoas entenderem o que é e a que se destina. Houve a implantação de 72 projetos com foco em gestão de resíduos sólidos, tecnologias alternativas, manejo de solo e água, empoderamentos cultural e social na região dos Inhamuns e Sertões de Crateús.