Programa Parque Escola promove formação ambiental de professores no Parque Estadual do Cocó

22 de junho de 2026 - 16:41

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), realizou uma formação do Programa Parque-Escola: Aprendendo com a Natureza 2026, iniciativa que transforma as unidades de conservação estaduais em espaços de aprendizagem e educação ambiental.

A atividade foi realizada na manhã da terça-feira (16/06), no Parque Estadual do Cocó, e reuniu professores da rede pública estadual em uma formação voltada ao fortalecimento de práticas pedagógicas interdisciplinares, conectando escola, território e natureza.

Desenvolvido pela SEMA e pela SEDUC, que integram o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, o programa utiliza os parques estaduais como espaços de aprendizagem ao ar livre, estimulando novas abordagens educacionais por meio do contato direto com o meio ambiente.

Durante o encontro, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre unidades de conservação, biodiversidade e metodologias educacionais, além de participarem de uma trilha guiada pelo parque.

A programação também apresentou a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), metodologia que orientará as ações do programa em 2026. A proposta incentiva o desenvolvimento de projetos socioambientais nas escolas, fortalecendo o protagonismo estudantil e a participação das comunidades.

A iniciativa reforça a integração entre educação e meio ambiente, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a conservação da biodiversidade.