Vem pro Parque reúne educação ambiental, bem-estar, cultura e diversão gratuita neste fim de semana no Parque do Cocó
11 de junho de 2026 - 16:54
Programação do Junho Ambiental oferece oficinas, vivências, práticas integrativas, cinema e espetáculo infantil para toda a família
O Parque Estadual do Cocó recebe, entre os dias 12 e 14 de junho, mais uma edição do Vem pro Parque, iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Integrando a programação do Junho Ambiental 2026 – Ceará mais verde e sustentável, as atividades são gratuitas e voltadas para públicos de todas as idades.
A programação começa na sexta-feira (12), com a oficina Transformando Resíduos em Oportunidades, conduzida por Arina Azevedo, do Instituto Domo Lúdico – Rede CECSA/CE. A atividade propõe reflexões sobre a importância dos oceanos para a manutenção da vida no planeta, abordando biodiversidade, serviços ecossistêmicos, ameaças ambientais e práticas de conservação.
No sábado (13), os participantes poderão integrar a oficina Mapeando Soluções Sustentáveis, ministrada por Andreza Viana, também do Instituto Domo Lúdico – Rede CECSA/CE. A proposta convida o público a observar o ambiente do parque e identificar desafios e oportunidades relacionados à sustentabilidade, estimulando a construção coletiva de soluções criativas para questões ambientais.
O domingo (14) reúne uma programação diversificada de bem-estar, educação ambiental, arte e lazer. Logo pela manhã, o público poderá participar das práticas de Tai Chi Chuan, Ioga e Biodança. Em seguida, acontecem simultaneamente a oficina Conhecendo as Tartarugas Marinhas do Ceará, promovida pelo Projeto Tartarugas do Futuro; o cinedebate O Mar e Nossas Vidas – Conexões, Impactos e Resistências, com Felipe Bottona, do Instituto Domo Lúdico – Rede CECSA/CE; e a vivência musicalizadora Afeto, Escuta e Tradição em Família, conduzida por Arina Azevedo e Pedro Lucas.
A vivência musicalizadora busca fortalecer vínculos afetivos entre famílias e crianças por meio da escuta sensível, das brincadeiras e da música, criando um ambiente de acolhimento e conexão no Parque do Cocó.
Encerrando a programação cultural, às 10h30, a Trupe Caba de Chegar apresenta o espetáculo infantil A Fábula do Monturo Velho. A montagem narra a história de animais que vivem em um terreno abandonado e enfrentam as imposições de um corujão autoritário. De forma lúdica, a peça convida o público a refletir sobre convivência, respeito e aceitação das diferenças na sociedade.
Além das atividades educativas e culturais, o domingo contará com recreação infantil e aulas de ritmos, ampliando as opções de lazer para toda a família em meio à natureza.
SERVIÇO
Vem pro Parque
Quando: 12 a 14 de junho de 2026
Onde: Parque Estadual do Cocó (Av. Padre Antônio Tomás, s/n)
Quanto: Gratuito
Sexta-feira | 12 de junho
9h às 10h
Oficina Transformando Resíduos em Oportunidades
Com Arina Azevedo – Instituto Domo Lúdico – Rede CECSA/CE
Sábado | 13 de junho
9h às 10h
Oficina Mapeando Soluções Sustentáveis
Com Andreza Viana – Instituto Domo Lúdico – Rede CECSA/CE
Domingo | 14 de junho
7h
Tai Chi Chuan
8h
Yoga
8h às 11h
Recreação
8h às 12h
Ritmos
9h
Biodança
9h às 10h
Oficina Conhecendo as Tartarugas Marinhas do Ceará
Com Projeto Tartarugas do Futuro
9h às 10h
Cinedebate: O Mar e Nossas Vidas – Conexões, Impactos e Resistências
Com Felipe Bottona – Instituto Domo Lúdico – Rede CECSA/CE
9h às 10h
Vivência Musicalizadora: Afeto, Escuta e Tradição em Família
Com Arina Azevedo e Pedro Lucas
10h30
Espetáculo A Fábula do Monturo Velho
Com Trupe Caba de Chegar
