Sema oferece cursos gratuitos de educação ambiental. Saiba como solicitar

26 de janeiro de 2026 - 08:18 # # # # #

 

No Dia Mundial da Educação Ambiental (26/1), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima apresenta os cursos de capacitação disponíveis ao público.

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), realizou de janeiro a novembro de 2025, 107 atividades de capacitação em educação ambiental, atendendo um público de 4.260 pessoas. 

A proposta dos cursos de capacitação em educação ambiental promovidos pela Sema é participativa e dialogada, com a realização de atividades que usam metodologias interativas, vivenciais e lúdicas, e que levem em consideração as experiências de vida dos participantes e a realidade local. De acordo com o orientador da Célula de Educação Ambiental da Coeas, Sérgio Mota, em 2025 foram realizadas 43 palestras, 19 cursos e 45 oficinas.

O curso de “Multiplicadores em Educação Ambiental”, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), oferece uma formação abrangente voltada para a capacitação de atores sociais que possam atuar como agentes transformadores em suas comunidades.

O conteúdo apresenta desde conceitos fundamentais de ecologia e a evolução histórica da educação ambiental até temas técnicos e práticos, como gestão de resíduos sólidos, recursos hídricos, biodiversidade dos biomas cearenses, licenciamento ambiental e agroecologia.

Além de abordar a legislação brasileira e estadual, o curso enfatiza o desenvolvimento de uma visão sistêmica e holística da natureza, preparando os participantes para planejar projetos e utilizar metodologias participativas que incentivem a mudança de hábitos e a sustentabilidade no quotidiano

Para solicitar uma capacitação, o município ou organização deve entrar em contato com a Sema, através do e-mail educacaoambiental@sema.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3108-2778 ou (85) 3108-2779. A Coeas também disponibiliza uma apostila sobre a formação de multiplicadores ambientais. Para baixar o material, basta acessar o clicar aqui, para acessar ao link. 

Segundo Sérgio Mota, em 2025, a Sema recebeu inúmeras solicitações para capacitações. “Realizamos cursos em mais de 50 localidades, levando educação ambiental para todas as regiões do estado”, relata. Com carga horária de 60 horas, o Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, por exemplo, é voltado para professores,servidores municipais e estaduais, Agentes Jovens Ambientais, estudantes, representantes de ONGs, lideranças sindicais, associações, representantes de comunidades tradicionais, entre outros.

De acordo com a titular Vilma Freire, se a Sema tem como missão proteger os recursos naturais do Estado do Ceará, assegurando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, não pode abrir mão da educação ambiental, como  base de todo o trabalho que realiza. “Cabe a nós, que fazemos a Sema, elaborar, planejar e implementar a política de educação ambiental do Estado, de forma transversal com  os nossos demais projetos,  envolvendo o maior número de atores sociais,” afirma.

A Secretária também destaca, neste contexto, a participação do educador ambiental na promoção da conscientização e mudança de atitude da sociedade em relação ao meio ambiente. “Ele é o grande protagonista ao levar temas como ecologia e sustentabilidade para o nosso público-alvo. Mesmo nos municípios mais distantes, eles estão lá levando informações e contribuindo para a construção de uma sociedade cada vez mais responsável, justa e sustentável”, encerra.

Prevenção a incêndios florestais

Na Sema, a educação ambiental não fica restrita aos cursos oferecidos pela Coeas. Em 2025, no âmbito  da Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio), por meio do Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais  (Previna), coordenado pela Sema, foram realizadas nove capacitações em municípios, sobre a prevenção e combate aos incêndios.

De acordo com a coordenadora do Previna, a técnica da Cobio, Carol Matos, as capacitações continuarão no decorrer de 2026. Informa que anualmente, o Previna apresenta um conjunto de ações e estratégias elaborado e avaliado pelo Comitê, interinstitucionalmente,como: cursos, minicursos, seminários, divulgação, sinalização, elaboração de banco de dados e ações de combate aos incêndios. “Nós capacitamos sobre prevenção aos incêndios, mas no contexto da educação ambiental”, disse.

O público-alvo é formado por  gestores públicos e sociedade civil organizada.  O município interessado na capacitação de servidores e colaboradores, deve solicitar o serviço por meio de ofício direcionado à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Mais informações no site da Sema: https://www.sema.ce.gov.br/incendios-florestais/ .