Sema participa do Fórum Internacional de Justiça Animal na Unifor

2 de outubro de 2025 - 14:26 # # # #

 

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança (Sema) participou, na manhã desta quinta-feira (2), da abertura do “Fórum Internacional de Justiça Animal: responsabilidade coletiva” na Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento, que acontece até sexta-feira (3), reúne especialistas nacionais e internacionais de diversos campos do saber, além de representantes de instituições públicas e da sociedade civil. O objetivo é fomentar o diálogo interdisciplinar em torno da proteção jurídica, ética e científica dos animais.

De acordo com a professora Gina Pompeu, coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais da Unifor (NEI), o fórum “promove um espaço de reflexão, diálogo e cooperação em torno da justiça animal, destacando a responsabilidade coletiva, em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Na ocasião, a coordenadora do NEI mediou a palestra magna “Justiça animal como responsabilidade coletiva”.

A secretária da Sema, Vilma Freire, destacou em sua fala a pertinência do Direito Ambiental, que foca na proteção do meio ambiente em sua totalidade, em relação ao Direito Animal, novo e emergente. “Embora compartilhe princípios com o Direito Ambiental, como a proteção de espécies ameaçadas, o Direito Animal se diferencia por tratar os animais como indivíduos com direitos intrínsecos, não apenas como parte de um ecossistema ou como recursos ecológicos ou econômicos”, explicou.

A titular fez referência ao tráfico de animais silvestres, que definiu como ilegal, desrespeitoso e cruel. “É o terceiro maior do mundo, ficando atrás somente do tráfico de drogas e armas. Estima-se que 38 milhões de animais sejam traficados no Brasil por ano”, relatou. Os animais, quando resgatados ou apreendidos pelos órgãos ambientais no Ceará, são enviados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), que recupera as espécies até o dia da soltura.

Na abertura do Fórum, diversas autoridades se reuniram para discutir a proteção dos direitos dos animais e a responsabilidade ambiental. Entre os presentes estavam a secretária estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire; o reitor da Unifor, professor Randal Pompeu; Deodato Ramalho, superintendente do Ibama no Ceará; e João Gabriel Laprovítera Rocha, superintendente da Semace. A procuradora do Município de Fortaleza, Lucíola Maria de Aquino Cabral, e Apollo Vicz, secretário da Proteção Animal de Fortaleza, também marcaram presença, assim como a deputada estadual Larissa Gaspar e o delegado Wilson Lima Camelo, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA/PCCE). O evento contou ainda com a participação da professora Gina, coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais da Unifor, e do desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará, além de coordenadores, professores e alunos da instituição.