Sema capacita 22 educadores ambientais em Irauçuba

26 de março de 2025 - 08:33

Nos dias 20 e 21 de março, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com a Prefeitura Municipal de Irauçuba, concluiu o Curso de Formação de Educadores Ambientais. A capacitação, de 120 horas/aula, foi ministrada pelo educador ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema) , Genario Azevedo e teve como público-alvo professores municipais, técnicos e servidores do município, além de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Endemias (ACE), Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e agricultores agroecológicos.

Durante o curso, foram abordados temas essenciais para a formação ambiental, como Mudanças Climáticas, Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Agrotóxicos, Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Unidades de Conservação, Legislação Ambiental, Licenciamento Ambiental, Ética e Cidadania, além de uma Oficina de Educomunicação.

Ao final da capacitação, os participantes apresentaram dois projetos executados no município: “Reciclando Hábitos” e “Plantando Sonhos”. O primeiro visa promover a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da coleta seletiva, enquanto o segundo tem como objetivo o plantio de mudas de plantas nativas nas escolas municipais e no Ecoparque Municipal.

A superintendente geral da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI), Dárlen Sousa, esteve presente na solenidade de entrega dos 22 certificados e destacou a importância da formação para o fortalecimento das práticas sustentáveis na comunidade. “Este curso é um passo fundamental para preparar educadores ambientais que desempenharão papéis vitais na promoção da preservação do meio ambiente e na conscientização da população”, afirmou Dárlen.

O Curso de Formação de Educadores Ambientais busca, principalmente, a formação inicial e continuada em Educação Ambiental, visando contribuir para a conservação dos recursos naturais, a proteção da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Além disso, prepara os profissionais para lidar com as questões relacionadas às mudanças climáticas e promover práticas de adaptação e mitigação, combatendo injustiças ambientais e incentivando a participação cidadã.

Para mais informações sobre o Curso de Formação de Educadores Ambientais, clique aqui.