Festividade judaica celebra o ano novo das árvores, na área Adahil Barreto, no Cocó
14 de fevereiro de 2025 - 12:52 #Parque do Cocó
A festividade Tu Bishvat, também conhecida como o Ano Novo das Árvores, foi celebrada na manhã desta quinta-feira (13), no Viveiro Estadual, na Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó. A festa judaica que celebra a natureza e o meio ambiente, marca o início de um novo ciclo de crescimento das árvores e das plantas. Na ocasião, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema, com o objetivo de incentivar a prática do plantio, distribuiu mudas de nativas para membros da Sinagoga Beit El, presentes ao evento.
A programação contou com uma demonstração prática sobre as etapas de produção de mudas de espécies vegetais nativas do Ceará, apresentada pelo viveirista Lourival Carvalho. “Orientamos os participantes no processo de transferência de sementes germinadas para saquinhos de mudas, destacando a importância do cultivo responsável”, disse. Como símbolo do compromisso com a natureza, foi realizado o plantio simbólico de um Pau-brasil, árvore emblemática da flora brasileira.
A estagiária Marina Pessurno, da Coordenadoria da Biodiversidade (Cobio) proferiu palestra sobre a preservação das espécies nativas e o papel de cada indivíduo na redução da poluição e dos impactos ambientais. Ela explicou que a iniciativa de doação de mudas por parte da Cobio/Sema “visa ampliar a presença de espécies nativas no território cearense, em contraste com as espécies exóticas invasoras, que podem desequilibrar os ecossistemas locais”, afirmou.