Sema presta assessoria ao município de Baturité para a implantação da Coleta Seletiva
30 de janeiro de 2025 - 16:42 ##Cocó #Sustentabilidade
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou nesta quarta-feira (29), de reunião na Central Municipal de Resíduos (CMR), no município de Baturité. A técnica Renata Martins, da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), coordenou o encontro. Na ocasião, Renata explanou sobre a participação da Sema na articulação e assessoria técnica que a Secretaria prestará junto ao município para a implantação da Coleta Seletiva na Cidade.
A Prefeitura de Baturité está instituindo a coleta seletiva de resíduos sólidos com a inserção dos catadores e catadoras que atuam na Região. “O grupo que participou da reunião de ontem, vai trabalhar para articular a participação do movimento dos catadores e catadoras e do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, explica a técnica da Code. A inclusão de catadores se dará com a participação da Cooperativa dos Trabalhadores de Reciclagem de Baturité para a Sustentabilidade Sócio-Ambiental (COOPTRABSS).
A titular da Sema, Vilma Freire destacou a preocupação e o cuidado da gestão municipal de Baturité, com a questão dos resíduos. “É dever e todo município promover a gestão sustentável de resíduos sólidos. Baturité vai além ao inserir os catadores e as catadoras, promove um avanço, colocando no processo a responsabilidade com a inclusão social e a geração de renda no contexto da economia circular local”, disse.
Participaram desse primeiro encontro, o Superintendente da Autarquia do Meio Ambiente de Baturité (Amab), Artur Emilio Ivo de Holanda; a superintendente, Natália Normamdes, do Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental (Amsa); duas representantes da Rede de Catadores e Catadoras do Estado do Ceará, Lena Mara e Musamara; e representantes da COOPTRABSS.