Grupo de trabalho se reúne e inicia planejamento 2025 do processo de criação do Geoparque Sertão Monumental

17 de janeiro de 2025 - 13:19 #

Instituições integrantes do Grupo de Trabalho (GT) para criação do Geoparque Sertão Monumental (GSM), reuniram-se na manhã desta quinta-feira (16), no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Na pauta, o planejamento de ações para o ano de 2025. O encontro reuniu representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), das Prefeituras de Quixadá e Quixeramobim, da UFC, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), dentre outros.

De acordo com a articuladora Carol Viana, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), que representou a Secretaria no encontro, os geoparques são áreas geográficas únicas e a reunião para discutir o planejamento 2025 é fundamental para a consolidação da proposta de criação de mais um Geoparque no Ceará . “O trabalho do GT busca valorizar o patrimônio natural sem igual, concentrados em mais de 50 elevações, os inselbergues de Quixadá e Quixeramobim, de forma a promover a proteção e integridade de um elemento único, de extrema raridade e beleza cênica”, disse.

Geoparques

Os geoparques são áreas geográficas únicas. Para a UNESCO, é um território de interesse geológico e geomorfológico e com uma estratégia voltada para o social e o ambiental. São geridos com um conceito holístico de combinar conservação, proteção e educação com desenvolvimento sustentável e ampla participação popular. Atualmente, existem 195 Geoparques Globais da UNESCO em 48 países. No Ceará já existe o Geoparque Araripe, no Cariri.