Integrantes do Programa AJA participam de oficina de construção pedagógica em Sobral

22 de novembro de 2024 - 16:29 # # #

Na tarde dessa quinta-feira (21), foi concluída a segunda etapa da oficina de construção pedagógica voltada para os Agentes Jovens de Ambiental (AJAs) do Bairro Nova Caiçara, em Sobral. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Programa AJA, a Escola Edgar Linhares, a ONG Luta pela Paz e a Faculdade Luciano Feijão.

O ciclo de cinco oficinas práticas, realizadas entre 10 de outubro e 21 de novembro, teve como tema central as ações ambientais. As atividades foram coordenadas pelo professor Marcos Leite, da Faculdade Luciano Feijão, e contaram com a participação de alunos da instituição, AJAs, representantes da ONG Luta pela Paz, a Autarquia de Meio Ambiente de Sobral (AMA) e a supervisora local do programa AJA, Dalvanira Elias.
As oficinas abordaram questões relacionadas ao meio ambiente por meio de dinâmicas interativas e lúdicas, como o “Jogo das Emoções e Ações”, que incentivou a reflexão sobre a relação entre comportamento humano e questões ambientais. A atividade buscou sensibilizar os participantes sobre como as emoções podem influenciar mudanças de hábitos e atitudes pró-ambientais.

Outra dinâmica simulou a frustração dos catadores de resíduos sólidos ao lidarem com o descarte inadequado de materiais, evidenciando os impactos negativos dessa prática no trabalho e na renda dos trabalhadores. Também foi realizado um jogo de tabuleiro sobre sustentabilidade, além de atividades práticas como compostagem e cultivo de plantas medicinais em pequenos espaços.

Para a coordenadora do Programa AJA, Conceição Nascimento, as oficinas foram extremamente construtivas, proporcionando valiosas estratégias pedagógicas e motivacionais para os AJAs. Ela destacou a importância do material didático desenvolvido e das ideias geradas, que auxiliarão na execução dos Planos de Ação Comunitária (PACs) dos AJAs.

Thaysa Barboza, uma das AJAs participantes, ressaltou o impacto positivo das oficinas, destacando as ideias inovadoras trazidas pelos alunos da Faculdade Luciano Feijão sobre como tornar o ambiente mais sustentável. “Foi um prazer receber a equipe e aprender tanto sobre como cuidar do meio ambiente”, disse Thaysa, agradecendo pelo conhecimento adquirido durante os encontros. Ela também destacou o quanto o Bairro Nova Caiçara é agradável e repleto de jovens talentosos.

Já o AJA Ytalo Duarte destacou a importância das atividades para ampliar a compreensão sobre os impactos ambientais e as formas de conscientização. “As oficinas foram muito produtivas e trouxeram novas percepções sobre como trabalhar a relação entre emoções e questões ambientais”, afirmou Ytalo, ressaltando a gratidão pela troca de conhecimentos que trará mais efetividade em suas atividades como educador ambiental.

O professor Marcos Leite, da Faculdade Luciano Feijão, avaliou a experiência como positiva tanto para os alunos da faculdade quanto para os AJAs. Segundo ele, as intervenções realizadas nas oficinas permitiram uma troca de saberes, com os alunos desenvolvendo atividades que poderão ser incorporadas aos PACs dos AJAs. Leite também destacou a importância de vivenciar a realidade da comunidade e a interface entre psicologia e questões ambientais.