Sema e SAP promovem curso de Jardinagem em Unidade Prisional de Pacatuba
21 de novembro de 2024 - 16:35 ##Sustentabilidade #Biodiversidade
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), iniciou, nesta quinta-feira (21), um Curso de Jardinagem para os internos da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba.
A capacitação tem uma carga horária de 100 horas/ aula e conta com aulas teóricas e práticas. Na ementa, assuntos como tipos de solo; multiplicação vegetativa; compostagem; arborização urbana; pragas e doenças; podas; plantio, preparo de vasos e canteiros.
Durante a primeira aula, ministrada pelos técnicos da Christopher Morais e Marina Botelho, da Célula de Políticas de Flora da Sema, os alunos aprenderam sobre as legislações que protegem o meio ambiente, os serviços ecossistêmicos que as plantas trazem para a população, além da função das ferramentas que são usadas para o plantio e manutenção de jardins e viveiros de mudas.
“A ideia é que eles produzam mudas medicinais, frutíferas e ornamentais para uso na Unidade, doação e plantios nas comunidades do entorno. Essa é uma oportunidade de ressocialização,para que os internos tenham qualificação profissional e protejam o meio ambiente”, destacou Christopher Morais.
O curso também conta com o apoio do Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura (GEPS) da Universidade Federal do Ceará (UFC).