Catadores e catadoras do Seletiva Solidária vão coletar resíduos gerados no show de Caetano e Bethânia, no Castelão
12 de novembro de 2024 - 14:11 ##Sustentabilidade #Coleta Seletiva Solidária
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou, na tarde desta terça-feira (11), de reunião com representantes da Rede de Catadores (as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará e da Boomerang Soluções Ambientais, na sede da Rede, em Fortaleza. A Boomerang é a empresa contratada para gerenciar os resíduos descartados durante o show do Caetano Veloso e da Maria Bethânia, no próximo sábado (16), na Arena Castelão.
Participou da reunião, representando a Sema, a técnica Renata Martins, da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema); pela Rede, a associada Musamara Mendes e Cícero Glaudiano, este, representante do Movimento Nacional dos Catadores no Estado do Ceará; e pela Boomerang Soluções Ambientais, a sócia fundadora Ana Paula Lucas Vieira e a consultora ambiental Tatiana Lemos.
Durante o encontro, a Sema prestou assessoria técnica na operacionalização da parceria para a coleta dos materiais descartados no equipamento público durante o show, conforme previsto no Decreto Estadual nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, que institui a Coleta Seletiva Solidária, no âmbito do Ceará. De acordo com Renata, a expectativa é de um público de mais de 50 mil pessoas no evento. “Os catadores e catadoras da Rede realizarão a coleta dos recicláveis descartados no local”, disse.
Coleta Seletiva Solidária
A Coleta Seletiva Solidária foi instituída por decreto, diante da importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta na correta destinação dos resíduos recicláveis com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores. A iniciativa busca à inclusão social e emancipação econômica de catadores e catadoras de recicláveis em todo o estado do Ceará