Sema apresenta Política Estadual de Resíduos na Exporecicla Sustentável 2024
7 de novembro de 2024 - 18:10 ##Cocó #Sustentabilidade #Biodiversidade #Resíduos Sólidos
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) marcou presença na abertura da Exporecicla Sustentável 2024, um dos principais eventos do setor de reciclagem e transformação de resíduos sólidos no estado. O evento acontece na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), nesta quinta (07) e sexta-feira (08), e é promovido pelo Sindiverde.
Com uma programação focada em promover soluções e inovações para o setor de resíduos, a Exporecicla Sustentável 2024 reúne empresários, especialistas e gestores públicos para discutir formas de transformar o descarte e o lixo em oportunidades econômicas.
Durante a abertura da 13ª edição da feira, o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, destacou a mudança de cultura nas empresas do estado, que já adotaram o conceito de ESG, e falou sobre a importância do evento e das pessoas que trabalham com a gestão de resíduos, sobretudo as que estão na ponta. “As pessoas que tomam conta da reciclagem, elas estão tomando conta também da nossa saúde. A gente passa, olha essas pessoas e muitas vezes a gente não vê o que elas estão fazendo. Parem para pensar um pouco nisso: essa pessoa que está pegando o lixo, tá cuidando da sua casa e da saúde da sua família”, pontuou.
Em seu discurso, a titular da Sema, Vilma Freire, falou sobre a importância da gestão dos resíduos e da reciclagem como um instrumento de redução dos impactos no meio ambiente e um campo de oportunidades econômicas. “De janeiro a setembro deste ano, nós já investimos R$15 milhões no Programa Auxílio Catador, que é uma política estadual que apoia o trabalho de catadoras e catadores de materiais recicláveis e que faz a diferença na vida dessas pessoas e do meio ambiente”, concluiu.
Na ocasião, a técnica da CODES/Sema, Renata Martins ministrou a palestra Magna “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”, momento em que apresentou a Política Estadual de Resíduos e destacou os programas da pasta para a área.
Também participaram da abertura do evento o presidente do Sindiverde, Mark Augusto Lara e o diretor regional do Senai Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda.