Expoece 2024 contará com o trabalho dos catadores e catadoras associados do Ceará

7 de novembro de 2024 - 15:13 #

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Rede de Catadores (as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará reuniram-se dia 5 de novembro, na sede da SDA. Na pauta, o alinhamento para a implementação da Coleta Seletiva de resíduos sólidos recicláveis, durante a Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece 2024).

De acordo com a assessora técnica da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema) Willyanne Rocha, o objetivo principal da ação é a coleta de resíduos secos recicláveis, visando à destinação ambientalmente adequada dos mesmos para a reinserção destes materiais, no ciclo produtivo. “Além disso, a ação proporciona geração de renda para os catadores, que constituem parte integrante da cadeia de reciclagem, e contribui para a sustentabilidade da Expoece 2024”, disse.

A coleta seletiva na Expoece será realizada, prioritariamente, nos pontos de alimentação distribuídos no local do evento, onde se verifica a geração de um grande volume de resíduos passíveis de reciclagem. “Os catadores e catadoras coletarão recicláveis entre os dias 10 e 17 de novembro”, informou a técnica. Também participaram do encontro, a analista de projetos da SDA, Maria Enesia da Silva Neta; o representante do Movimento Nacional dos Catadores (as), Cícero Glaudiano; as catadoras Leidivânia e Ligiane, da Associação Raio de Sol.

Expoece 2024

Em sua 68ª edição, a Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), será realizada a partir deste domingo (10), no Parque de Exposições Governador César Cals. O evento queacontece até o dia 17, reunirá os principais negócios do setor agropecuário da região nordeste.