Sema e Secretaria das Relações Internacionais articulam possível parceria entre catadores do Ceará com empresa global
31 de outubro de 2024 - 13:02 ##Cocó #Sustentabilidade #Biodiversidade #Programa Auxílio Catador #Resíduos Sólidos
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) recebeu na manhã desta quarta-feira (30) no auditório da Sema, representantes da Secretaria das Relações Internacionais (SRI), da empresa global Smurfit Westrock, produtora de papel e embalagens, e com lideranças dos catadores e catadoras do estado do Ceará. Na pauta, uma possível parceria entre a Rede de Catadores (as) de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará para o fornecimento de recicláveis.
De acordo com a técnica Renata Martins, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), a ideia é que SEMA e a SRI possam assessorar e articular a parceria. “Eles têm interesse de comprar recicláveis dos catadores organizados e essa possibilidade é de grande valia para categoria, uma vez que poderão comercializar diretamente com a industria fabricante, aumentando assim a escala de negócio, ampliando ganhos para os catadores organizados. como também para empresa”, destacou.
Também participaram da reunião, pela SRI, a Secretária Executiva de Atração de Investimentos, Recursos Externos e Inteligência Comercial, Ludmilla Campos, e o coordenador de Atração de Investimentos e Recursos Externos, Alberto Antunes; pela Smurfit, a Controller Luana Andrade e o gerente geral Juan Ruiz. Representando os catadores e catadoras do Ceará, Musamara Mendes, presidente da Rede; Janete Cabral, presidente da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos (Socrelpo), e o catador Cícero Glaudiano, do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras.
Saiba mais
O papel reciclável é a principal matéria-prima na atividade fabril da Smurfit Westrock, considerada a líder global na produção de papel e embalagens sustentáveis. Com operação em 40 países e com mais de 500 operações de conversão de embalagens e 62 fábricas de papel, a organização só compra material reciclável de catadores organizados.