APA do Horto do Padre Cícero recebe estudantes para visita guiada

22 de outubro de 2024 - 11:40 # #

A Unidade de Conservação (UC) estadual, Área de Proteção Ambiental (APA) do Horto Padre Cícero, recebeu nesta sexta-feira (18), estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio – EEFM Tiradentes do município de Juazeiro do Norte. O alunos participaram de uma visita guida ao Geossítio Colina do Horto, um dos nove geossítios do Geopark Araripe.

De acordo com a gestora da APA, Angélica Leite, a ação é parte de um projeto da UC , voltado aos jovens, e trabalha o tema da conservação, nos contextos da educação ambiental e turismo sustentável. “Busca promover a conservação dos geossítios em estudo de disciplinas eletivas, contribuindo assim, para a conscientização sobre a importância geológica e ecológica de um geossítio”, disse

Geossítios são locais que apresentam elevado interesse geológico, pelo seu valor singular do ponto de vista científico, pedagógico, econômico, cultural, estético, entre outros. Esses locais também podem apresentar elevado interesse ecológico, arqueológico, histórico e cultural. “A visita guida oferece uma experiência educativa aos visitantes, explicando os processos geológicos que levaram à formação do local e destacando a biodiversidade”, encerra.

Sobre a APA do Horto Padre Cícero

A APA do Horto Padre Cícero foi criada em 2022, por meio de uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Sema. Com mais de 16.000 metros de perímetro em uma área total de 1.003,46 ha e sob a gestão da Sema, a UC tem entre seus objetivos, promover educação ambiental e o turismo de base sustentável, além de regulamentar o uso do espaço público.

Aí está o complexo de visitação, que se formou em torno da estátua do Padre Cícero [o teleférico do Horto atrai milhares de visitantes], como também, a Serra do Catolé, importante dispersor de água da sub-bacia hidrográfica do Rio Salgado, fundamental para a manutenção da biodiversidade local.