Sema capacita técnicos, gestores de UCs e policiais do BPMA em geoprocessamento básico
4 de setembro de 2024 - 13:58
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio-GEO/SEMA), realiza entre os dias de 04 e 06 de setembro, uma capacitação em Geoprocessamento Básico para técnicos da Sema, gestores de Unidades de Conservação (UCs) estaduais e policiais do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE).
O treinamento, que acontece na sede da Escola de Gestão Pública (EGP), é ministrado pela equipe de Geoprocessamento da Cobio e por membros do Programa Cientista Chefe de Meio Ambiente Sema/Funcap e tem uma carga horária de 20 horas/aula.
De acordo com a técnica Vanessa Alencar, responsável pela equipe de geoprocessamento da Sema e ministrante, a capacitação visa atender demandas diárias das equipes que atuam na área ambiental. “Este momento, faz parte de um projeto de capacitação a ser promovido pela Sema, sendo essa a segunda turma, em parceria com o Programa Cientista Chefe de Meio Ambiente, que busca aprimorar as competências, difundir o uso das novas ferramentas da Plataforma Estadual de Dados Espaciais e Ambientais (PEDEA-CE), além de contribuir na formação dos gestores e técnicos da secretaria”, informou.
O cronograma do curso conta com aulas de conceitos e métodos de cartografia básica, geoprocessamento, sistemas de navegação por satélite com alta precisão, como GPS, softwares como Google Earth e QGIS e a PEDEA. “Essas técnicas e ferramentas podem ser utilizadas nas mais diversas análises, desde a espacialização de casos de incêndio, denúncias de crimes, localização de feições ambientais, permitindo assim a tomada de decisão de forma mais assertiva”, destacou Vanessa.