Comitê Previna realiza 2° Reunião Extraordinária de 2024
2 de setembro de 2024 - 17:08
Aconteceu, na manhã, desta segunda-feira (02), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), a 2ª Reunião Extraordinária do Comitê Estadual do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna), de 2024. O encontro foi coordenado pela orientadora da Célula Políticas de Flora, da Sema, Carollyne Matos, que também coordena o programa Previna. O Secretário Executivo da Secretaria, Fernando Bezerra, participou do evento.
Na pauta, atualização do Decreto do Comitê Previna; articulação de ações com os órgãos do comitê voltadas para a prevenção e combate aos incêndios florestais e apresentação da Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais do Governo do Estado.
Presente na reunião, o secretário executivo da Sema, Fernando Bezerra destacou a importância do Previna, em um cenário onde áreas do Estado apresentam altos índices de queimadas. “Tem a grande missão de reduzir os índices de incêndios florestais em todo o território cearense, além de proteger o meio ambiente e as comunidades locais”, disse.
Segundo a orientadora da Célula Políticas de Flora, da Sema, Carollyne Matos, durante a reunião os membros deliberaram sobre ações estratégicas para mitigar os impactos dos incêndios florestais no Estado do Ceará.
20 anos
Em 2024, o Comitê Previna comemora 20 anos de sua criação, estabelecida pelo Decreto nº 27.596, datado de 20 de outubro de 2004. O comitê foi formado com o propósito de coordenar esforços e implementar estratégias eficazes para a prevenção e combate a incêndios florestais, respondendo à necessidade urgente de proteger os recursos naturais e promover a segurança ambiental. “Ao longo dessas duas décadas, sua atuação tem sido essencial para enfrentar os desafios contínuos dos incêndios florestais e para a preservação das áreas florestais do estado, refletindo um compromisso consistente com a proteção ambiental e a gestão sustentável dos recursos naturais”, conta Carol.
Também participaram, os seguintes representantes e membros do Comitê Previna: Geraldo Martins Resende de Melo, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Meiry Sakamoto, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme); Rafael Fialho, da Superintendência de Obras Públicas (SOP); Antônio Alves Júnior, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); Úrsula Caminha, da Secretaria de Saúde (SESA); Rosângela Teixeira, do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas; Elviza Nogueira da Silva e Maryanna, ambas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Samuel Nascimento, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e de sua Defesa Civil; Daniel Aguiar Camurça, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).