Conselheiros do Botânico e da APA do Estuário do Rio Ceará realizaram a IV Reunião

29 de agosto de 2024 - 15:58

O Conselho Gestor das Unidades de Conservação (UCs) do Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBC) e o da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará, realizaram a IV Reunião dos dois colegiados. O encontro, ocorrido nesta quarta-feira (28), no auditório do Botânico, foi conduzido pelo gestor das duas UCs, George Feijão. Na pauta, assuntos de interesse das duas áreas. De acordo com Feijão, “a significativa participação dos conselheiros e convidados evidencia o comprometimento e o interesse dos mesmos e da comunidade, em promover a preservação de espaços naturais”.

Os conselheiros do Parque Estadual Botânico dialogaram sobre as obras de manutenção, sobre ações no contexto do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna), sobre acordos simplificados e sobre a atividade “Um Dia no Parque 2024”, recentemente ocorrida no PEBC. O Conselho da APA do Estuário colocou em pauta, temas de interesse da UC como a Semana dos Manguezais, questões de vistorias de processos, sobre o Conselho Gestor da APA do Rio Maranguapinho e a pró-conservação do Rio Ceará.

Na ocasião, o coordenador do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap, Luiz Ernesto Arruda, ministrou palestra sobre a recuperação de manguezais, ressaltando a importância do ecossistema. O cofundador da ONG Winds for Future, Rômulo Soares apresentou a implantação e os resultados do projeto Ecobarreira, no Rio Maranguapinho. A ecobarreira captura resíduos sólidos flutuantes no leito do rio, como plásticos e detritos, evitando que o lixo chegue ao oceano. A próxima reunião dos dois conselho será na última quarta-feira de outubro (30).

Saiba mais

O Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE), localizado a 15 km da capital Fortaleza, no município de Caucaia, é uma área protegida com 190 hectares entre a zona de pós-praia e o Sertão, no Complexo Vegetacional de Zona Litorânea. A APA do Estuário do Rio Ceará é uma UC de uso sustentável, criada por decreto, em 1999. Abrange uma área de 2.744,89 hectares e localiza-se na divisa dos Municípios de Fortaleza e Caucaia, a aproximadamente, 20 km do Centro de Fortaleza. As duas UCs estaduais estão sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).