AJAs de Moraújo participam do curso de viveirista

22 de julho de 2024 - 15:57

Entre os dias 16 e 19 de julho ocorreu o curso de “viveirista: produção de mudas”, na localidade de São Francisco, zona rural de Moraújo. Além do processo de enxertia, o curso abordou a prática da olericultura, como instalação, manutenção e cuidados com horta orgânica. Os Agentes Jovens Ambientais tiveram aulas teóricas e práticas sobre as ações de viveiristas com destaque à produção de mudas nativas para as futuras doações dos PACs na comunidade.

O curso foi ministrado pelo instrutor Jaílson Moraes, do Senar- CE. Ele destacou a importância do curso para a vida profissional dos jovens além de suas ações como AJAs no município e região.
O curso teve o suporte e acompanhamento do supervisor local Raimundo Lima, que enfatizou a importância desses momentos que enriquece o aprendizado dos jovens e a disseminação do conhecimento para as comunidades onde residem os AJAs.

Para o AJA Renato, o curso foi bem interessante: “aprendemos a enxertia de cajueiro para fazer clone de cajueiro precoce, algo que eu não sabia. Sobre hortas, cuidados e plantio, aprendemos como tratar as doenças nas plantas para que não sejam transmitidas para as outras. Foram 4 dias bastante interessantes e de muitos aprendizados”.

Conceição Nascimento, coordenadora do programa AJA na regional, participou da atividade no último dia do curso e afirmou que a capacitação é “um momento oportuno para sanar uma demanda sobre as orientações a respeito de técnicas de produção de mudas e hortaliças, desafio enfrentado pelo os AJAs. É aprazível ver a dedicação e atenção de cada participante”, ressaltando a importante parceria com o SENAR na região.