SEMA e membros do Grupo Gestor Estadual se reúnem com setor produtivo para falar sobre o Plano do ABC+ CE

9 de julho de 2024 - 15:31

Na tarde desta segunda-feira (8), representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e do Programa Cientista Chefe SEMA/Funcap, se reuniram em um almoço com representantes do Setor do Produtivo – Agronegócios, para mais detalhamentos do Plano ABC+ Ceará e discutir mais fortemente como inserir o setor na implementação do mesmo. A Engenheira Agrônoma Viviane Gomes Monte técnica da Coordenadoria do Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA) e o Professor Gabriel Nuto, coordenador técnico do ABC+ apresentaram o plano.

Durante a apresentação, a dupla mostrou a relação entre incremento de Gases de Efeito Estufa (GEE) e efeitos das mudanças do clima, agricultura em ambientes semiáridos e soluções baseadas na natureza e agricultura, como também a relação com com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O Plano estabelece a adoção de estratégias como: florestas plantadas, sistemas de plantio direto (SPD), sistemas agroflorestais, sistemas integrados (ILPF), sistemas irrigados, manejo de resíduos de produção animal, recuperação de pastagens e áreas degradadas e bioinspirados”, foi explicado.

Eles também apresentaram os objetivos do Plano ABC+: “promover a adaptação da agropecuária brasileira às mudanças do clima e a mitigação das emissões de GEEE, com aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, por meio da gestão integrada da paisagem”. Também foram destacadas as vantagens de participar do ABC+ CE, tais como: acesso a linhas de crédito para a implementação de tecnologias e sistemas sustentáveis (baixa emissão de carbono); redução de custos; aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos; práticas como ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta) que podem melhorar a eficiência e reduzir despesas nas propriedades;
redução da emissões de GEE; conservação do meio ambiente e responsabilidade socioambiental”

De acordo com a representante da SEMA, durante o debate, os participantes tiraram todas as dúvidas, se comprometendo a inserir o setor produtivo e colaborar com a implementação do Plano ABC+ CE. “O momento foi estratégico para o fortalecimento do Plano, significando um grande avanço para sua implementação”, afirmou. A SEMA responde pela coordenação do Grupo Gestor Estadual (GGE) do Plano ABC+ Ceará.

Saiba mais

O ABC+ Ceará (ABC+CE) é um Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com metas estabelecidas até 2030, visa aumentar a eficiência e resiliência dos sistemas produtivos cearenses frente às mudanças do clima a partir de uma gestão integrada da paisagem e da proteção do bioma Caatinga e dos ecossistemas associados.