SEMA prorroga até o dia 21 de julho as inscrições para jovens quilombolas, ciganos e de povos de terreiros no Programa AJA

1 de julho de 2024 - 14:59

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 21 DE JULHO. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (SEIR), e tendo como base a Lei 7.383, de 11 de janeiro de 2021, a Lei 17.410, de 12 de março de 2021, e a Instrução Normativa no 04/2022, torna público o Sistema Online de inscrições para a seleção de 100 vagas no programa Agente Jovem Ambiental (AJA) direcionadas exclusivamente a jovens quilombolas, ciganos e de povos de terreiros, em situação de vulnerabilidade social. As inscrições iniciadas dia 3 de julho ficarão abertas até o dia 21 de julho de 2024.

Os 100 jovens selecionados atuarão na promoção de ações socioambientais em seus territórios, nos municípios cearenses para atuação em projetos socioambientais, cumprindo carga horária de quatro horas diárias, perfazendo 20 horas semanais. Os municípios participantes realizarão o acompanhamento e o apoio local, por meio dos supervisores, contando com o suporte das lideranças dos territórios quilombolas, ciganos ou de terreiros.

O AJA classificado deverá passar por uma capacitação em educação ambiental, realizada pela SEMA, em formato de Ensino à Distância (EAD), com duração de 60 horas/aula. Será concedido ao AJA ativo no Programa, auxílio financeiro no valor de R$ 200,00 durante 12 meses, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período, desde que mantidos os requisitos mínimos habilitatórios contidos no Edital.

Para participar do Programa Agente Jovem Ambiental, com vagas exclusivas para quilombolas, ciganos e de povos de terreiros, o jovem deve atender aos seguintes critério:

• possuir idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos;
• estar matriculado ou ter concluído o ensino médio em Escola Pública do Estado do Ceará;
• estar cadastrado ou integrar família registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
• ser residente de territórios ou comunidades quilombolas, ciganas ou de povos de terreiros situadas no Estado do Ceará;
• não possuir vínculo empregatício formal;
• em já havendo participado do Programa anteriormente, não ter sido desligado por motivação constante na Instrução Normativa 04/2022 – ART.40.

Todas as demais informações se encontram disponíveis no edital SEMA 03/2024.

 – Edital

 – Inscrição Prorogada

Contato:

Em caso de dúvidas, contate o Suporte de Atendimento ao AJA: (segunda à sexta, das 8h às 17h):
(85) 3108-2778 ou aja@sema.ce.gov.br
Ouvidoria da Sema: (85) 3108-2794