Premiação de trabalhos apresentados em chamada pública da SEMA encerra Seminário “Ceará pelo Clima”
18 de junho de 2024 - 22:26
A secretária Vilma Freire subiu ao palco para finalizar o Seminário “Ceará pelo Clima”, avaliando positivamente o evento e entregando as premiações dos trabalhos selecionados na Chamada Pública realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). “Foram dois dias riquíssimos. Obrigado a todos e todas. Vocês tiveram um papel fundamental neste evento, que representa um marco no combate às mudanças climáticas e na construção de um Ceará cada vez mais forte e sustentável”, finalizou.
Vilma chamou ao palco a técnica Tayná Lemos, organizadora do evento; Luís Ernesto coordenador do programa Cientista Chefe Meio Ambiente; os secretários executivos da SEMA Gustavo Vicentino e Fernando Bezerra; os coordenadores da SEMA Ulisses Rolim (Coeas), Wellington Ribeiro (Codes) e Giovana Rodrigues (Cobio); Milton Alves, coordenador da Agenda A3P; além de representantes da
Semace, FIEC e Fortscue.
Em abril, a SEMA abriu inscrições para a Chamada de Trabalhos do Seminário Ceará pelo Clima: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Justiça Social. Os interessados encaminharam à Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da SEMA, um Resumo Expandido de projetos com foco na temática “Sustentabilidade Socioambiental” ou com interface com a “Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)”.
Dos 56 trabalhos enviados, os 10 melhores foram selecionados e entre esses, os 5 melhores foram premiados. Os 10 trabalhos ficaram expostos durante os dois dias do Seminário.
Coube à Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), a responsabilidade, sob a coordenação do educador ambiental, Mílton Alves, pela chamada e pela seleção de cada artigo por meio do Comitê Avaliador da SEMA. Mílton também é o coordenador estadual da A3P no Ceará.
A entrega dos certificados aos 10 selecionados e aos 5 premiados foi feita pela secretária Vilma Freire, pelos secretários executivos Fernando Bezerra e Gustavo Vicentino, pelo coordenador da Agenda A3P, Milton Alves, e pela técnica Tayná Lemos. Os 5 melhores trabalhos foram avaliados por unanimidade pelo Comitê Avaliador e receberam uma placa e uma composteira. São eles:
1. Comunidade da Barrinha de Baixo, Acaraú – CE: Tem um dos melhores índices de Reciclagem do Brasil (Coopbravo – Acaraú);
2. Projeto de Produção Integrada Mandalla: Transformação Social e Sustentabilidade no Semiárido ( Funceme e SDA – Fortaleza)
3. Projeto Energia Empreendedora na Reutilização de Resíduos Sólidos para a Geração de Renda, Emprego e Educação Ambiental. (Grupo Gia – Fortaleza);
4. Jardim Sensorial: Uma Proposta Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante, Ceará;
5. Soluções Baseadas na Natureza: Relato da Experiência dos Jardins Filtrantes de Sobral – Ceará.
Os outros cinco foram os seguintes:
6. Técnica Sustentável para Contenção de Erosão Costeira Utilização de Fibras de Coco na Criação de Bancos de Areia, na Praia do Farol em Itarema, Ceará.
7. Coleta Seletiva na Prática – Vivência do Município de Morada Nova (Imam Ceará).
8. Impacto do Programa Selo Escola Sustentável nas Escolas Públicas Estaduais do Ceará : uma análise da certificação e suas implicações (Seduc-Ceará).
9. Projeto Uruoca Saudável Inovador Tecnológico Sistentável: Coleta Seletiva o Método Fruto da Educação Ambieental (Uruoca).
10. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) – Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).