SEMA participa do 7o Fórum Permanente de Gestores do SNUC, em Foz do Iguaçu

7 de junho de 2024 - 17:12

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) presente no 7o Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT). Representaram a SEMA no evento, ocorrido dias 6 e 7 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Giovanna Rodrigues, e a técnica Andrea Moreira, da Célula de Diversidade Biológica (Cedib/Cobio).

De acordo com Andrea, o fórum é o principal espaço de debates e troca de experiências sobre conservação ambiental no Brasil. “Participar desse evento é uma grande oportunidade de discutirmos estratégias, diretrizes e qualificação para a melhoria da qualidade da conservação da biodiversidade do Ceará e do Brasil”, disse. Nesta sexta-feira, último dia do encontro, os participantes realizaram visita técnica sobre uso público e estrutura de visitação no Parque
Nacional do Iguaçu.

SNUC

Criado pela Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) corresponde ao conjunto de Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais. De acordo com o MMA, “foi concebido de forma a potencializar o papel das UCs, de modo que sejam planejadas e administradas de maneira integrada, e que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações de espécies, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representados no território nacional e nas águas jurisdicionais. Para tanto, sua gestão é feita com a participação das três esferas do poder público (federal, estadual e municipal)”.