Sema e Previna promovem capacitação sobre incêndios florestais para estudantes de Colégio Militar de Maracanaú
20 de abril de 2024 - 16:08
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio do Programa de Prevenção, Monitoramento e Combate a Incêndios Florestais (PREVINA), promoveu capacitação sobre incêndios florestais no 3o. Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima, em Maracanaú. O evento ocorrido nesta quinta-feira (18), reuniu membros da comunidade escolar e foi um importante fomento para fortalecer e aumentar a conscientização sobre os incêndios florestais.
Durante a capacitação, conduzida pela brigadista florestal da Sema, Camila Maria Souza dos Santos, gestora das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas de Paracuru e APA do Estuário do Rio Curu, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre diversos aspectos relacionados à prevenção, monitoramento e combate a incêndios.
De acordo com a ministrante, o Colégio Militar Tenente Mário Lima proporcionou um ambiente ideal para a realização da capacitação, ao oferecer a estrutura adequada e o apoio logístico para os participantes. “A parceria entre instituições educacionais e órgãos governamentais demonstra o compromisso conjunto em enfrentar os desafios ambientais que afetam nossa sociedade, tais quais os incêndios florestais”, afirmou.
Para a coordenadora do Previna, Carol Matos, e orientadora de Célulada Sema, a realização desse tipo de formação, reflete o compromisso da Sema com o engajamento e educação. “Não apenas dos membros da comunidade local, mas também dos estudantes, que desempenham um papel crucial na promoção da conscientização ambiental e na adoção de práticas sustentáveis”, encerra.
Saiba mais
A Sema coordena, desde 2004, o Previna cujo objetivo é subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual.]