Sema e UFC realizam capacitação para internos da Unidade Prisional de Pacatuba

19 de abril de 2024 - 14:44

Os internos da Unidade Prisional (UP) Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, foram capacitados sobre métodos alternativos de controle de praga em hortas. A capacitação, ocorrida nesta quinta-feira (18), na própria UP, foi ministrada pelo discente de Agronomia, Messias Abreu, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsista do Grupo de Extensão e Pesquisa em Silvicultura (GEPS), e pelo biólogo Christopher Morais, da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema).

De acordo com o biólogo da Sema, durante a capacitação, os detentos aprenderam sobre as pragas agrícolas, como identificar, o que ocasiona nas plantas, como prevenir e como eliminá-las usando métodos sem uso de agrotóxicos. “Houve uma parte prática na horta do local, no qual foram identificados alguns patógenos que atacam as plantas e quais soluções aplicar, além de demonstrações de armadilhas contra insetos”, contou.

O policial penal Elmas Fernandes, responsável pelo projeto de revitalização do espaço público, realizado pela UP, destacou o processo de ressocialização pelo qual passa o sistema prisional, assim como o “orgulho” pela parceria com a Sema. “A Secretaria vem fornecendo seus melhores professores para orientar e incentivar os cursos profissionalizantes na área de jardinagem, disponibilizados para profissionalizar o público interno da penitenciária, gerando assim mais assistência de ressocialização “, disse.