Célula de Flora, da SEMA promove capacitação sobre valorização de nativas, para alunos do portal IEP

15 de abril de 2024 - 14:42

A Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), realizou a capacitação “Valorização de Espécies Vegetais Nativas” para alunos de Mecânica, Administração e Construção Civil, do Instituto de Educação Portal (IEP). Ministrado no período de 10 a 12 de abril, pelo técnico da Ceflor, Christopher Morais, e pelo viveirista Lourival Martins, do Viveiro da Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó, onde ocorreu o curso.

De acordo com Christopher, os participantes aprenderam na prática sobre a produção de mudas de árvores florestais, desde a quebra de dormência a estarem aptas para serem plantadas e saíram motivados e apreendendo mais sobre a flora nativa e sobre a conservação da biodiversidade do Estado. “Foi uma capacitação por meio da qual, eles aprenderam sobre práticas sustentáveis na área de agrofloresta, além de conhecer as árvores matrizes (adultas), que estão dentro da Área Adahil Barreto”, disse.


Sobre o Viveiro Adahil Barreto

Com funcionamento diário, o viveiro do Parque Adahil Barreto, em Fortaleza, realiza ações voltadas à recuperação de áreas degradadas, arborização urbana e educação ambiental. São três anos de existência do espaço na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, que mantém mais de 20 espécies nativas, com mais de 10 mil mudas produzidas anualmente. Principal destino é doação, para pessoas físicas ou entidades, empresas, assentamentos, órgãos públicos ou comunidades indígenas.

Sobre o IEP

O Instituto de Educação Portal (IEP) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Lei 9.790/99, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fomentar a inclusão econômica, social e cultural, através de um programa continuado de educação e formação profissional, articulando comunidades, governos, ONGs, empresas privadas, instituições da sociedade civil e outras no intuito de contribuir para políticas públicas e gerar capital humano e social.