No encerramento da Festa Anual das Árvores, governo do Ceará divulga plano de restauração da área do Parque do Cocó atingida por incêndio

13 de abril de 2024 - 14:30

Na manhã deste sábado (13), na Área Padre Antônio Tomás, do Parque Estadual do Cocó, aconteceu a solenidade de encerramento da Festa Anual das Árvores (FAA) 2024, com a presença do governador Elmano de Freitas e da titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), secretária Vilma Freire, e várias outras autoridades. Houve também a participação especial da AJA Maria Gabriela Nobre, que falou da sua experiência neste programa governamental. O evento contou com a presença de centenas de integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA). Em 2024, o tema da FAA foi “Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”.

Na oportunidade, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre SEMA e o Corpo de Bombeiros para capacitação de brigadistas de incêndio. Além disso, o Grupo de Trabalho que realizou os estudos na área afetada pelo último incêndio no Parque Estadual do Cocó, com integrantes do programa Cientista Chefe da SEMA, liderado pelo prof. Luís Ernesto, apresentou o Plano “Restaura Cocó”, descrevendo os problemas decorrentes do incêndio e as medidas mitigatórias a serem adotadas.

Finalmente, foram homenageados com entrega de certificados referentes às ações de combate ao incêndio no Parque, ocorrido em janeiro de 2024: o Viveirista Lourival Martins Carvalho, responsável pelo Viveiro do Parque Estadual do Cocó; o pesquisador Prof. Hugo Fernandes Ferreira, integrante do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente SEMA/FUNCAP; o Tenente Marcílio Quixadá, do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA); o Fiscal Ambiental, Fábio Teixeira Gusmão, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE); o Capitão Fábio Ximenes Plutarco, do Corpo de Bombeiros Militar; o Capitão Gilvan da Silva Nascimento, da Defesa Civil do Ceará e o Perito Criminal, Fernando Viana da Silva Queiroz, da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE).

A FAA é um evento coordenado pela SEMA, em parceria com municípios cearenses, organizações do Terceiro Setor, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, estão sendo realizadas diversas ações em todo o território cearense, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

A FAA 2024  promoveu a realização de 981 ações em 146 municípios, em 27 Unidades de Conservação  e em 106 escolas estaduais. Entre as ações desenvolvidas constatou-se que 437 foram de Educação Ambiental,  com a realização de palestras, cursos, rodas de conversas e trilhas ecológica; 170 ações de doações de mudas;  120  de  plantio para reflorestamento; e 85 oficinas temáticas (prevenção e combate aos incêndios florestais,produção de mudas nativas e bombas de sementes). Durante o período da FAA, a SEMA distribuiu 36.000 mudas de árvores nativas, além de material educomunicativo.

Encerrando a Festa Anual das Árvores 2024, aconteceu o  plantio simbólico de mudas de Ipê Amarelo,  “Árvore Símbolo” de Fortaleza. O governador Elmano, a Secretária Vilma Freire e autoridades participarão do plantio. A Capital do Ceará completa 298 anos, dia 13 de abril, sábado, data do encerramento da FAA 2024.