Viveiro de Unidade Prisional, em parceria com o AJA, doa mil mudas para a FAA2024, no Sertão dos Crateús

5 de abril de 2024 - 14:27

Viveiro Cultivando Pessoas, da Unidade Prisional (UP) de Novo Oriente, doa mil mudas para a Festa Anual das Árvores (FAA 2024). De acordo com a coordenadora regional do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), Amanda Maroana, o projeto foi realizado em parceria com os AJAs. “Temos um Plano de Ação Comunitária (PAC) em execução na UP, onde dois jovens agentes ambientais, desenvolvem ações para a produção de espécies nativas com os internos”, explicou. Anualmente, neste período, o Governo do Estado do Ceará e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) realizam a FAA 2024.

As mil mudas foram distribuídas para os seguintes municípios participantes da FAA 2024: as prefeituras de Catunda, Tamboril e Novo Oriente, receberam 210 mudas cada. Os brigadistas de Novo Oriente receberam 130 mudas eu município de Novas Russa, 240. Atualmente, 15 internos estão participando do projeto de ressocialização a partir da produção de mudas e de atividades de educação ambiental.

A coordenadora regional, Amanda, idealizou e coordena o projeto na Unidade Prisional e a diretora da UP, Siméia Matias, supervisiona. Ela afirma que “a ação é considerada pioneira no Estado”. Os internos já participaram de seis oficinas de formação ministradas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Cáritas Diocesana de Crateús, Ematerce e pela SEMA.

Saiba mais

O Programa AJA é executado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas). Visa estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil e focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. Para saber mais sobre o AJA, acompanhe os Stories no Instagram da Sema (@semaceara) ou acesse o link.