Sema participa de oficina nacional sobre gerenciamento costeiro integrado, promovida pelo MMA

1 de abril de 2024 - 15:19

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou da “Oficina do Gerenciamento Costeiro Integrado (Gerco), que celebrou os 36 anos de Gerenciamento Costeiro no Brasil. Com o tema “O que queremos? Aprendizados e futuro?”, o evento ocorreu nos dias 26 e 27 de março, último, no AquaRio, na Cidade do Rio de Janeiro. Entre os objetivos do encontro, a
“celebração da retomada do Gerco; contextualização e atualizações sobre a atuação do Gerco/MMA e apresentação; e discussão e definição coletiva das prioridades para a gestão costeira e marinha do Brasil”.

Representantes de 12 estados costeiros, de órgãos federais e de instituições de ensino superior, participaram do evento. A técnica Wersângela Duaví, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da Sema e o professor Davis Pereira, coordenador do projeto “Planejamento Espacial Ambiental”, do programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap, representaram o estado do Ceará.

De acordo com a técnica da Sema, no primeiro dia do encontro, o professor Milton Asmus apresentou a palestra “Análise do Gerenciamento Costeiro Integrado no Brasil: uma visão crítica”. Em seguida, a coordenadora-geral do Gerenciamento Costeiro do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do MMA, Marinez Scherer, palestrou sobre “Gerenciamento Costeiro Integrado no Brasil: visão institucional do MMA”. “No segundo dia, alguns temas referentes ao gerenciamento costeiro foram aprofundados, a exemplo do Planejamento Territorial Integrado; Proteção da Linha de costa, Informações e Indicadores para Zona Costeira e Participação Popular.”, relatou.