Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga realiza primeira reunião ordinária do ano

22 de março de 2024 - 13:27

Na tarde desta quinta-feira (21), no Auditório 5, do Complexo das Comissões, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), aconteceu a 1ª Reunião Ordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC). Coordenado pela engenheira agrônoma, Viviane Gomes Monte da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), o encontro que marcou a retomada das atividades focadas na proteção e desenvolvimento da Caatinga, contou com a maioria dos membros do CERBC. “Não por acaso, no Dia Internacional das Florestas, reafirmamos a determinação de desenvolver ações em prol do único e genuinamente bioma brasileiro”, disse a coordenadora.

Na programação, a participação da professora Aleksandra Vieira, da Universidade da Universidade Federal de Campina Grande e vice-presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBC). Ela proferiu palestra destacando a importância da Caatinga, não só para o Brasil, mas para o mundo, a dinâmica, as riquezas, as potencialidades e sobretudo a necessidade de proteção do bioma. “Uma fala bastante motivadora para todos os presentes”, ressaltou Viviane.

Dando prosseguimento a pauta, foi colocada em discussão a mudança no Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa – edição 2024, que este ano passará a agraciar, simultaneamente, uma pessoa física e uma jurídica. Antes, um ano homenageava uma pessoa jurídica e no outro, uma física. Na ocasião, foi composta a Comissão Especial prevista no regulamento do prêmio, que procederá ajustes necessários, bem como aprimoramento dos instrumentos de seleção e da solenidade de entrega da medalha. A coordenadora informou aos presentes, a entrada do ICMBio, no Comitê.

Como encaminhamento da 1ª Reunião Ordinária do CERBC, ficou definida a realização de uma oficina para elaborar um plano de ação alinhado com o Conselho Nacional. Na oportunidade, foi sorteado um exemplar do livro“Matuto invocado”, cujo autor, Deodato Ramalho, atual superintendente do Ibama no Ceará, fez a entrega de um exemplar com dedicatória, ao ganhador, Geraldo Martins, representante da Semace. De acordo com a coordenadora, ao final da reunião, os membros elogiaram a pauta, bem como a rica apresentação e se comprometeram a participar ativamente das atividades. “Viva o Bioma Caatinga!”, exclamou.

Sobre o Prêmio Joaquim Feitosa

Instituído pelo Decreto n° 27.781, de 26 de abril de 2005, o prêmio destina-se a homenagear pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído de forma relevante, para a proteção e o desenvolvimento sustentável da Caatinga.

Sobre o CERBC

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC) foi instituído em 2004, através do Decreto 27.434 com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e o conhecimento científico do bioma Caatinga.