Programa AJA e Educação Ambiental na Comunidade em Sobral

21 de março de 2024 - 10:56

As ajas Grazieli Paiva, Diana Gomes, Daiane Gomes e Aparecida Rodrigues vêm desenvolvendo o PAC de Educação Ambiental na comunidade onde residem, no assentamento Pajé, em Sobral. Todos os sábados, o encontro é marcado com as crianças, quando é realizado cineminha ambiental, dinâmicas, brincadeiras e passeio na comunidade. Já nas tardes de sexta, o encontro é com um grupo de adultos, com a realização de palestras, vídeos, muito diálogo e troca de experiencias.

Para Estéfane, de 9 anos, “são muito divertidas as brincadeiras”: caça ao tesouro e passeio na comunidade, observando a paisagem, a natureza. Agora, Estéfane disse que “não joga mais lixo no meio ambiente”. Já Dona Rosa relata que “são muito boas as reuniões com as AJAs. Não jogo mais o lixo no meio ambiente, e que estou juntando em sacolas para ser coletado e doado aos catadores do distrito”. O Sr. Raimundo relata que, após aprender sobre os danos causado pelo uso dos venenos, não vai mais usar veneno no roçado, e descobriu que não pode pescar em todos os períodos.

Para as AJAs, o programa é importante na vida delas. No AJA estão podendo ajudar a comunidade e citam que a conclusão do PAC será conseguir um carro para coleta dos resíduos que não são aproveitados pela associação de catadores.