Comitê Previna realiza primeira reunião ordinária do ano

21 de março de 2024 - 16:53

Na manhã desta quinta-feira (21), na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), aconteceu a primeira Reunião Ordinária do Comitê Estadual do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna), do ano de 2024. Participaram do encontro, além do secretário executivo de Planejamento e Gestão da Sema, Gustavo Vicentino, representantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Superintendência de Obras Públicas (SOP), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Defesa Civil, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e da Sema.

Também presente, a orientadora Carol Matos, da Célula de Políticas de Flora (Ceflor), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), e coordenadora do Previna, Carol Matos, informou que na pauta da reunião, temas relacionados à prevenção e combate aos incêndios florestais, bem como ações de monitoramento e controle desses eventos foram debatidos. “Além disso, discutimos estratégias para aprimorar a atuação do programa, como a implementação de campanhas educativas e a melhoria da integração entre os órgãos envolvidos”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, houve uma definição de metas e ações que serão desenvolvidas ao longo do ano, visando a redução dos índices de queimadas e incêndios florestais no estado, bem como a proteção do meio ambiente e das comunidades locais. “Por fim, foram apresentadas atividades a serem realizadas no ano corrente, destacando-se as ações de conscientização da população e capacitação de brigadistas”, encerrou.