AJAs de Itaitinga doam 200 mudas de espécies medicinais em uma manhã

15 de março de 2024 - 16:23

Como parte do PAC Recanto Saudável, das AJAs Amanda de Oliveira e Bruna Rocha, na manhã do dia 14, ao lado da tradicional feira livre do bairro Barrocão, em Itaitinga, foram doadas 200 mudas de espécies medicinais aos frequentadores do local.

Parte das mudas foram adquiridas através de parceria com o viveiro municipal de Horizonte. Com a aquisição das primeiras mudas, elas foram replicadas pelas AJAs, atingindo um quantitativo de 250 mudas, das quais 200 foram doadas no referido dia. Dentre as espécies, se encontram o anador, meracilina, malvarisco, penicilina, boldo, mastruz, babosa, corama, entre outras.

Essa é a segunda ação de doação de mudas realizada pela equipe no local. Na ação anterior, realizada em junho de 2023, foram doadas cerca de 150 mudas. De acordo com a AJA Amanda, “as pessoas ficam surpresas quando ficam sabendo que as mudas são para doação e não para venda e ficam muito agradecidas quando recebem as plantas”. A AJA Bruna destaca que “muitas pessoas de Itaitinga tem o hábito de plantar espécies medicinais em casa, por isso, em poucas horas, todas as mudas foram doadas”.

Participaram da ação o coordenador regional do programa AJA, Haroldo Torquato, a diretora da célula de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semam), além de Daniela Barros e Marcos Venicius, estagiários da Semam.