Sema realiza, no Parque Botânico, mais uma capacitação sobre produção de mudas

14 de março de 2024 - 12:29

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) promoveu capacitação sobre Produção de Mudas, dia 13, no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. Ministrada pela técnica Roberta Rocha, do Botânico, e apoio do viveirista Mauro Mariano e do educador ambiental, Joelson Vieira de Luna Pereira, teve como público-alvo, colaboradores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE); da Escola de Ensino Médio Tempo Integral (EEFMTI ) Antonieta Siqueira; integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) de Catunda e Santa Quitéria; agentes da Unidade Prisional (UP) de Novo Oriente e a coordenadora dos AJAs de Crateús, Amanda Maroana.

De acordo com o técnico Christopher Morais, da Célula de Políticas de Flora (Ceflora), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema) e articulador da atividade, o curso foi realizado em dois momentos. “Inicialmente, a parte teórica quando foi discutida a importância de plantar árvores, além da relevância da produção e plantio de espécies nativas com base no Programa de Valorização de Espécies Vegetais Nativas, instituído pela Lei 16.002 de 2 de maio de 2016, que incentiva a produção de mudas por parte dos municípios, contribuindo para a expansão de áreas verdes com a presença de espécies nativas, em território cearense”, disse.

No período da tarde, os participantes colocaram a aula teórica na prática, o realizando a atividade de coleta de sementes. “Eles também aprenderam como fazer substratos, semeadura, colocar nos sacos de mudas, transplantio e plantio das mudas produzidas”, relata Morais. Na Unidade Prisional de Novo Oriente funciona um viveiro de produção de mudas que atende a região do Sertão de Crateús e que conta com a parceria e apoio dos AJAs.