Sema, Fundação Araripe e municípios do Cariri realizam plantio de nativas em APP, com participação dos AJAs

4 de março de 2024 - 17:10

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) realizou a entrega de fardamentos para 17 beneficiários do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), no município de Jardim. Por ocasião do evento, ocorrido dia 1o de março, os AJAs realizaram, no Sítio Boca da Mata, o plantio de mudas de espécies nativas. De acordo com a gestora Angélica Leite, da Área de Proteção Ambiental (APA) do Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, trata-se da nascente de um córrego sem denominação, afluente do Rio Jardim, importante corpo d’água que abastece o município. “É uma Área de Preservação Permanente (APP) e um fragmento florestal preservado com espécies do bioma Mata Atlântica, que proporciona inúmeros benefícios ao meio ambiente”, disse.

De acordo com Angélica, a ação aconteceu no contexto do Projeto Pomares da Caatinga, que se caracteriza por uma atuação focada no processo de restauração de 50 nascentes, visando promover a segurança hídrica da população. “Os municípios de Jardim, Barbalha, Crato e Várzea Alegre guardam maior dependência dessas nascentes. Portanto, a Sema, a Fundação Araripe e os municípios, em parceria, vêm promovendo ações conjuntas voltadas para a recuperação e manutenção de nascentes na região do Araripe, que se caracteriza por um ambiente diferenciado quanto à presença de recursos hídricos, evidenciados pela presença de nascentes no entorno da Chapada do Araripe”, explica.

O Projeto Pomares da Caatinga destaca em sua proposta de atuação que “o processo de ocupação do solo vem comprometendo o processo de recarga hídrica na região e, em algumas situações, ameaçando as nascentes e comprometendo a segurança hídrica das populações e dos sistemas de produção que dependem desse recurso para sua manutenção”. Além da gestora da APA do Horto do Padre Cícero, também participaram da ação integrantes do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), representantes técnicos da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), da Fundação Araripe, do Sistema Municipal de Abastecimento de Água (SAAEJ), e da Associação da Serra Olho d’água.