Conselho Gestor das UCs Botânico e Estuário do Rio Ceará realiza reunião ordinária

4 de março de 2024 - 16:56

O Conselho Gestor do Parque Estadual Botânico do Ceará e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará realizou sua 1a. Reunião Ordinária de 2024. Na abertura do encontro, ocorrido dia 28 de fevereiro, foi proferida palestra que inaugurou o Ciclo de Capacitação para conselheiros, com o tema “Jardins Filtrantes”. O Conselho Gestor é um fórum de discussão que busca promover a gestão compartilhada de uma Unidade de Conservação (UC).

O palestrante Bruno Ary, paisagista e engenheiro de pesca, além de apresentar experiências exitosas de implantação de jardins filtrantes, ressaltando a importância deste momento para levar conhecimento ao setor público, “principalmente por se tratar de uma tecnologia recente e com um grande potencial”, abordou assuntos diversos, a exemplo da bacia de evotranspiração, fitobiorremediação.

Saiba mais

– Os jardins flutuantes ajudam a reter a poluição de recursos hídricos, filtram a água antes que ela chegue aos reservatórios subterrâneos.
– A bacia de evapotranspiração, conhecida popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra, aquela usada na descarga de sanitários convencionais.
– E a técnica da fitorremediação consiste no uso de plantas para ajudar a diminuir a poluição de solos, águas e até mesmo do ar.