Titular da Sema recebe o coordenador nacional dos seminários de revisão do plano de combate à desertificação
28 de fevereiro de 2024 - 11:46
Na manhã desta quarta-feira (28), a titular Vilma Freire, da Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), recebeu Tarcísio Augusto, coordenador nacional dos Seminários de Revisão do Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação aos Efeitos da Seca (PAB), uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). De acordo com Tarcísio, o plano anterior completou 20 anos, muitas coisas mudaram, como a intensificação das Mudanças Climáticas. “Buscamos um plano que venha a dar conta dessa nova realidade, a exemplo de dados que indicam, pela primeira vez, desertos no Brasil”, disse.
No Ceará, o seminário estadual acontecerá dias 20 e 21 de maio, no Centro Cultural do Cariri, no Crato. A secretária Vilma declarou apoio ao evento e afirmou que a “Sema estará a disposição para trabalhar para a realização e sucesso do seminário”. Lançado pela primeira vez em 2005, o plano de ação busca especificar o papel do Governo, das comunidades locais e dos detentores de terra, além de determinar quais os recursos disponíveis e quais os necessários para combater a desertificação.
Os Seminários de Revisão do PAB contam com a participação de especialistas, gestores públicos e representantes de organizações não governamentais. Durante cada seminário são apresentadas propostas em acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, e experiências locais e regionais, no combate à desertificação. Segundo o MMA, a nova versão do PAB vai definir as principais zonas suscetíveis à desertificação, estabelecendo prioridades para ações públicas e privadas para combater a desertificação e mitigar os efeitos das secas.
Também participaram da reunião, os técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, Viviane Monte, Wanderley Guimarães, Aline Parente, Wersângela Duavi, e a assessora do Gabinete, Gisela Piancó.