Cogerh e Sema avançam no alinhamento de práticas socioambientais e monitoramento de indicadores A3P

22 de fevereiro de 2024 - 16:46

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Assessoria Socioambiental (Assam), promoveu, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) , reunião com membros das comissões gestoras da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e das gerências regionais da Cogerh. O técnico Milton Alves, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da SEMA, e coordenador da A3P, no Estado, participou do encontro ocorrido na última terça, dia 20 de fevereiro.

Na pauta da reunião virtual, orientações dirigidas aos representantes das regionais no sentido de desenvolver, monitorar e relatar os dados das práticas socioambientais em atendimento às diretrizes da A3P. De acordo com Milton, uma forma de melhorar as iniciativas já desenvolvidas assim como ampliar as ações de sustentabilidade das regionais, realizando o acompanhamento e monitoramento das ações, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável da Cogerh.

Na oportunidade, Milton enfatizou sobre o diferencial estrutural da Cogerh e a necessidade de estratégia de comunicação para os avanços da Agenda Ambiental em toda a Companhia, onde a A3P é coordenada por uma comissão gestora na sede da instituição. “No entanto, cada regional possui sua própria comissão, com portaria atualizada e emitida, que deve relatar dados socioambientais à sede, a fim de incorporar essas informações no sistema do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para emissão de selo de monitoramento e elaboração de relatórios”, explicou.

O técnico da SEMA ainda destacou “a parceria entre os dois órgãos da administração pública, que trabalham juntos para solidificar a Agenda como uma prática de excelência, ficando claro a expertise que a Cogerh traz na realização de inserção da sustentabilidade em suas atividades laborais”.

Na reunião, foram apresentados os resultados dos Formulários de Práticas Socioambientais que demonstram as ações já efetuadas nas gerências. O formulário visa condicionar os membros das comissões gestoras no direcionamento do monitoramento dos produtos relacionados aos indicadores monitorados pelo MMA. A partir de agora, a Assam pretende efetuar visitas técnicas às gerências regionais para contribuir na elaboração de diagnósticos, relatórios e práticas socioambientais incorporando o princípio da responsabilidade socioambiental.