SEMA coordena blitz e ações sustentáveis durante o carnaval em Baturité

9 de fevereiro de 2024 - 20:44

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) realiza, durante o período do carnaval, em Baturité, o evento “Cidade Sustentável – Um compromisso de todos”. Dentre as atividades, blitz ambiental, distribuição e plantio de mudas e arredação de alimentos para o Programa Ceará Sem Fome. As ações terão participação dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e apoio da Autarquia do Meio Ambiente de Baturité.

Segundo a titular da SEMA, Vilma Freire, o objetivo é promover a sustentabilidade ambiental, conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, incentivar a coleta seletiva e o descarte correto de resíduos, promover a arborização urbana, combater a fome e a insegurança alimentar e incentivar a participação da comunidade em ações de sustentabilidade.

As mudas a serem distribuídas serão de espécies nativas da Mata Atlântica ipês. Os pontos de plantio de mudas de IPE serão selecionados pela Autarquia do Meio Ambiente de Baturité, levando em consideração a necessidade de arborização urbana e a viabilidade técnica do plantio. A tenda de arrecadação de alimentos estará localizada na entrada do evento, no corredor da folia. A programação completa do Baturité Cidade Sustentável está disponível nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Baturité e da Autarquia do Meio Ambiente de Baturité.

Programação Completa

Dia 8 de fevereiro:
16h: Blitz ambiental na Praça da Matriz com distribuição de mudas da Mata Atlântica.
• Participação da Autarquia do Meio Ambiente de Baturité, SEMA e Agentes Jovens Ambientais.
Dia 10 de fevereiro:
8h: Grande mobilização ambiental na Feira de Baturité.
• Conscientização dos munícipes sobre a importância da coleta seletiva.
• Distribuição de mudas.
• Plantio de mudas de IPE em pontos estratégicos da cidade.
Carnaval Sustentável e Solidário:
18h às 20h (durante os 4 dias de folia):
• Tenda na entrada do evento para arrecadação de alimentos para o programa Ceará Sem Fome.
• Troca de 1 kg de alimento por uma garrafinha.