Homologado Plano de Manejo de UC estadual que protege espécie única da nossa fauna

26 de janeiro de 2024 - 09:00

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) aprovou, nesta quarta-feira (24), o Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC) estadual, Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Periquito cara-suja, publicado no Diário Oficial do Estado. O documento foi elaborado pelos pesquisadores do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente Sema/Funcap. O texto consolidado do Plano de Manejo será disponibilizado na sede da Sema, à Rua Pontes Vieira, 2666, Dionísio Torres, Fortaleza – Ceará e no site da Secretaria: www.sema.ce.gov.br .

Para a titular da Sema, Vilma Freire, a homologação do documento, é mais uma demonstração de o quanto o Governo do Ceará “se importa” com a preservação do patrimônio natural cearense. “Garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e das espécies, contribui também para a qualidade de vida da população, que poderá desfrutar ainda mais da rica biodiversidade do Maciço de Baturité, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação da mesma”, disse
Toda UC deve dispor de um Plano de Manejo, conforme o artigo 27 da a Lei Federal 9.985 de 18 de julho 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o plano de manejo de uma Unidade de Conservação (UC) é ferramenta essencial para garantir sua efetividade no desafio de manutenção da biodiversidade. Ele serve como referência fundamental para decisões de manejo e planejamento, adequados e eficazes, para subsidiar a gestão.

Sobre a UC

Com extensão territorial de 39,12 hectares e com 855 metros de altitude, o REVIS Periquito cara- suja é uma UC estadual, está inserido dentro do Sítio Campo do Batalha, uma área pública localizada na porção noroeste do município de Guaramiranga, pertencente à bacia do rio Pacoti, microrregião do Maciço de Baturité, Estado do Ceará.

Criado por meio do Decreto Estadual nº 32.791, de 17 de agosto de 2018 que dispõe sobre a Criação da Unidade de Conservação Estadual do Grupo de Proteção Integral, tem por finalidade, assegurar condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna da região.

Periquito cara-suja

De acordo com a com a bióloga Giovanna Rodrigues, responsável pela Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), o periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus) é uma ave exclusivamente nordestina, antes encontrada em outros estados da Região. “No entanto, devido à destruição de seu habitat (as florestas serranas) e à captura ilegal de animais silvestres, atualmente, é encontrada somente em seis pontos do nosso estado”, informa. Em Guaramiranga encontra-se uma população da espécie, com a melhor genética e também, a única habitando região de Mata Atlântica natural”, completa.

A espécie Pyrrhura griseipectus está classificada, tanto na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como na Lista Vermelha do ICMBio, como na do Ceará, produzida pela Sema (https://www.sema.ce.gov.br/lista-vermelha-de-especies-ameacadas-da-fauna-do-ceara/lista-vermelha-aves/ ), como espécies em risco de extinção.