Em 2024 o prognóstico indica maior probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará

19 de janeiro de 2024 - 18:47

O prognóstico climático para o trimestre março, abril e maio de 2024, foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta-feira (19), no Palácio da Abolição. O presidente da Funceme Eduardo Sávio Martins anunciou que “o Ceará tem 45% de chances de chuvas abaixo da média, 40% de probabilidade para a categoria em torno da normalidade e 15% para acima dela”.

De acordo com a Funceme, “o mais preocupante do cenário atual, é exatamente o que o sistema de previsão está indicando para o fim do período chuvoso. Uma estação chuvosa mais curta. Um mês de abril já com chuvas comprometidas e um mês de março já com desvios negativos. Este cenário se dá, principalmente, pelas condições do oceano Pacífico Equatorial Central, que apresenta aquecimento acima da normalidade, caracterizando o fenômeno El Niño.

A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, destacou que mesmo trazendo uma situação desafiadora, com uma possibilidade de uma quadra invernosa menor, de chuvas num período menor do que a gente gostaria, o prognóstico apresenta dado e informações primordiais para tomada de decisão do governador e também de todo secretariado. “ O governador vai anunciar um plano de mitigação que reúne ações no desenvolvimento agrário, também de educação ambiental, para que a gente também consiga conscientizar a população do uso racional da água, para que a gente não precise de outras medidas ao longo dos anos”, afirmou.

Ela também fez questão de ressaltar os investimentos que vêm sendo realizados nos últimos anos, a exemplo do Eixão das Águas, ramal do Salgado e tantas políticas, que são referência, inclusive, para o desenvolvimento do Estado. Os estudos mostraram ainda a tendência de uma estação chuvosa mais curta este ano, isto é, com os principais acumulados de chuva entre os meses de fevereiro e março.

Segurança hídrica

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, pontuou que mesmo todos sabendo que será um momento delicado, é importante que todos saibam que o Governo do Estado tem como prioridade a segurança hídrica. De antemão, já são diversas ações prontas e outras em andamento, como o Cinturão das Águas, Ramal do Salgado, Duplicação do Eixão das Águas, Malha D’àgua, além da perfuração de poços. “Estamos certos de que esse conjunto de obras irá garantir mais segurança no abastecimento hídrico dos municípios cearenses”, disse.

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, abriu sua participação no evento fazendo uma brincadeira com a Funceme, dizendo que gostaria que o prognóstico fosse outro, pois uma “chuvinha” seria muito bem-vinda para apagar o incêndio que atinge o Parque Estadual do Cocó, desde a tarde da última quarta-feira. “Na Sema, estamos cientes dos efeitos causados pelo fenômeno da Mudança Climática e estamos trabalhando no contexto da educação ambiental, principalmente, para o incentivar uso sustentável dos recursos hídricos”, destacou.