Coeas/SEMA capacita multiplicadores em educação ambiental, no município de Mombaça

28 de novembro de 2023 - 17:31

A Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), realizou o curso de Multiplicadores em Educação Ambiental de Mombaça. A capacitação atendeu solicitação da Escola de Ensino Médio e Tempo Integral (EEMTI) Professor Pedro Jaime daquele município. O curso foi ministrado pelos técnicos Dyogo Sales e Katiane Almeida, educadores ambientais da Coeas/SEMA, no período de 21 a 23 de novembro no auditório da EEMTI.

De acordo com o educador Sales, o secretário municipal do Meio Ambiente, Natanael Marques, e a diretora da EEMTI, Lilian Cristina, prestigiaram a abertura dessa primeira etapa do curso. Também presentes, professores, coordenadores pedagógicos e coordenadores regionais dos programas Agente Jovem Ambiental (AJA) e do Auxílio Catador, Bruno Marques e Kátia Pedrosa.

Na proposta do curso, os seguintes temas: Educação Ambiental; Sistemas do Meio Ambiente; Saneamento Ambiental; Resíduos Sólidos; Recursos Hídricos; Mudança Climática, Agroecologia e Noções de Legislação Ambienta. As aulas foram ministradas com o apoio de dinâmicas e utilização de vídeos temáticos. “Realizamos a aula de campo no açude Serafim Dias que abastece a cidade e na Central Municipal de Resíduos Sólidos (CMRS) que está com obra em fase de finalização”, explicou o educador.

A segunda etapa do curso será realizada no mês de março de 2024, quando os cursistas deverão apresentar a execução de um plano de ação, tendo como resultado final a certificação de todos os participantes.