Equipe da SEMA encerra agenda nos sertões de Crateús, em Ipu
16 de novembro de 2023 - 10:24
Encerrando agenda na região do Sertão dos Crateús, equipe da área Administrativo Financeira da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou, na manhã desta quarta-feira (14), na Unidade de Conservação (UC) Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, do encontro de boas-vindas ao grupo de 50 integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), com atuação em Ipu. Na ocasião, a assessora de gabinete, Gisela Piancó; o coordenador Administrativo Financeiro, Maik Santos; e a gestora de pessoal Gessica Tavares, reuniram-se com o Prefeito de Ipu, Robério Rufino, os secretários do Meio Ambiente, Alberto Sousa Martins, e o do Turismo, Ramires Martins.Encerrando agenda na região do Sertão dos Crateús, equipe do gabinete e da área Administrativo Financeira da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou, na manhã desta quarta-feira (14), na Unidade de Conservação (UC) Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, do encontro de boas-vindas ao grupo de 50 integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), com atuação em Ipu. Na ocasião a assessora Gisela Piancó; o coordenador Administrativo Financeiro, Maik Santos; e a gestora de pessoal Gessica Tavares, reuniram-se com o Prefeito de Ipu, Robério Rufino, os secretários do Meio Ambiente, Alberto Sousa Martins, e o do Turismo, Ramires Martins.
De acordo com a assessora Piancó, durante a reunião, ocorrida na sede da APA, foram discutidos temas relevantes para a SEMA e para a gestão do município. “Tratamos da importância do programa AJA em Ipu e região, a questão dos focos de incêndios florestais, o trabalho das brigadas e a parceria do Estado com o município, para prevenir e combater o problema tão recorrente em todo o território cearense, nesta época do ano”, explicou.
A realização da agenda da equipe da SEMA na Região de Crateús, encerrada na APA da Bica do IPU e iniciada dia 14, no Parque Estadual Cânion Cearense do Rio Poti, contou com a participação e o apoio do gestor da Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu, Danilo Soares.
O AJA é uma política de Estado, criada pelo governo do Ceará, conforme a Lei Estadual 17.383/2020. Sob a gestão da Sema, atende quase 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social residentes em municípios cearenses, buscando estimular a participação dos mesmos em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental. No link https://www.sema.ce.gov.br/projetos-e-produtos/programa-agente-jovem-ambiental/ é possível obter mais informações sobre as ações do Programa.

Sobre a APA Bica do IPU
A APA da Bica do Ipu é uma UC categoria Uso Sustentável. Criada por meio de decreto em 1999, abrange uma área de 3.484,66 hectares, no município de Ipu, a 391 Km de Fortaleza. A criação foi justificada em decorrência das peculiaridades e fragilidades ambientais do ecossistema na Serra da Ibiapaba e da Bica do Ipu. Trata-se de uma área de grande valor ecológico e turístico, em permanente estado de risco face às intervenções antrópicas.