SEMA participa da III Conferência de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Maciço de Baturité

1 de novembro de 2023 - 16:49

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou da III Conferência de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Maciço de Baturité. O evento, uma realização do Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para o Saneamento Ambiental (AMSA), aconteceu na manhã do último dia 31, em Baturité. Na oportunidade, o educador ambiental, Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) atuou com facilitador do painel “Educação Ambiental para Implementação das Coletas Seletivas Múltiplas” e o coordenador Welington Ribeiro, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA), participou do painel “Logística Reversa como Instrumento de Sustentabilidade Ambiental”.

Na abertura, o Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SEMA ressaltou a importância da Conferência que reuniu delegados municipais de Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção. Vicentino falou dos programas da SEMA voltados para a área de resíduos sólidos, em especial o Auxílio Catador, que repassa o valor mensal de ¼ (um quarto) do salário mínimo por serviços ambientais prestados por catadores de associações. Ele também destacou a implantação das Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs) no contexto dos consórcios municipais. “Será muito importante para a implantação da Coleta Seletiva”, disse.

Também participaram do encontro, o assessor especial do Gverno do Estado, para Relação com os Municípios, Artur Bruno, os prefeitos municipais, David Campos (Palmácia), Roberlândia Ferreira (Guaramiranga), Thiago Campêlo (Aracoiaba), Herberlh Mota (Baturité), e a representante, Patrícia Jacaúna, do ICMBio; Natália Normandes, superintendente do AMSA e Wlademir Theotônio, Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité.